Tratamento para cabelos oleosos

Você tem cabelos oleosos? Aprenda a lidar com este problema, tomando os cuidados diários e fazendo o tratamento necessário.

Todos nós desejamos ter cabelos bonitos e saudáveis, sejam os fios secos, mistos ou oleosos. As pessoas que têm cabelo oleoso, porém, sofrem mais que as demais: o excesso de óleo contido na raiz ou no comprimento prejudica muita a saúde capilar. Com o acúmulo de oleosidade, ocorrem coceiras, irritações e até feridas e caspa. Mas como acabar com isso?

Mulher mostrando cabelo

Tratamento para cabelos oleosos na raiz

Para acabar com este problema de uma vez por todas, vamos desmistificar o grande mal entendido. Muitas pessoas relatam que deve-se usar xampu para cabelos secos, mas esta é uma tremenda mentira, pois cada produto é específico para cada tipo de cabelo. Sendo assim, os xampus para cabelos oleosos conseguem manter a promessa de bons resultados quando usados da forma correta, tendo função refrescante e adstringente, que ajudam no aspecto oleoso das raízes.

Mulher escolhendo xampu

Lave os cabelos em dias alternados, passe pouco produto, e não adicione xampu nem condicionador diretamente nos couro cabeludo (aplique em suas mãos, coloque sobre o comprimento dos fios e faça uma massagem no couro cabeludo com a espuma). Utilize sempre água em temperatura ambiente.

Tratamento para cabelos oleosos e finos

Outro aspecto que pode dar mais trabalho em cabelos oleosos é a pouca espessura dos fios, sendo necessários os mesmos cuidados com lavagem, forma de utilização de produtos e secagem com mais cuidado e atenção, começando pela raiz. Como estamos falando de cabelos finos, devemos ter algumas ações paliativas para a eficácia do tratamento.

Para dar mais volume aos cabelos, é possível usar pomadas em pó, que deixam os cabelos volumosos e ao mesmo tempo retêm a oleosidade. Já em momentos de crise, opte pelo talco! Isso mesmo, aplique um pouco de talco no couro cabeludo, pois o produto rapidamente absorve e disfarça o óleo.

Tratamento para cabelos oleosos com caspa

Primeiramente,  é bom saber que lenços, bonés e chapéus acentuam o surgimento de caspas nos cabelos oleosos, e passar as mãos e dedos pelos fios pode aumentar muito a oleosidade. Utilizar xampu adstringente é uma ótima opção, pois o produto contém uma substância que deixa o couro cabeludo e os fios mais limpos e refrescantes.

Mulher lavando o cabelo

Outro fator muito importante é a forma como secamos os cabelos. Algumas pessoas pensam que fazer aquela "bagunça" ou simplesmente envolver os cabelos na toalha já basta, no entanto é necessário secar devidamente da raiz para as extremidades das pontas, não deixando nenhuma parte molhada.

Ao contrário do que se pensa, lavar o cabelo oleoso todos os dias não ajuda muito; pelo contrário, a utilização de produtos sem orientação médica em casos acentuados agrava mais a situação. Sendo assim, devemos nos ater ao produto que compramos, seus benefícios para o tipo de cabelo que temos e a temperatura da água.

Confira mais dicas de cuidados com cabelos oleosos no vídeo a seguir.

Publicado por Gabriele
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar