Home » Saúde » Sintomas

Resumo dos sintomas de Linfoma

O Linfoma não é uma doença específica: possui várias patologias, com características diversas. Veja um resumo dos sintomas das mais comuns.

Reynaldo Gianecchini

Entre as doenças mais perigosas do mundo, as autoimunes se tornam cada vez mais comuns, e cada vez mais causam vítimas. Embora algumas tenham tratamento, sua condição é de extremo risco, e por isso os pacientes estão submetidos a procedimentos muitas vezes violentos.

E nessa categoria de doenças terríveis, o linfoma se destaca como uma das que mais crescem em termos de vitimas em todo o mundo, com três categorias muito comuns: o Linfoma de Hodgkin, o Linfoma de Burkitt e o Linfoma de Manto. É preciso estar atento para reconhecer os sintomas o mais rápido possível.

Sintomas do Linfoma de Hodgkin

Esse linfoma também já foi conhecido como Doença de Hodgkin, e esteve no topo das doenças violentas, com uma taxa de mortalidade de quase cem por cento dos casos. E o que a torna mais aterradora é que esta é uma doença da juventude, se manifestando principalmente entre os quinze e os quarenta anos.

Inchaço no pescoço

Ao longo das últimas décadas, a medicina felizmente evoluiu bastante, ao ponto de conseguir reduzir essa taxa de mortalidade em quase sessenta por cento. Essa doença desencadeia uma série de sintomas, sendo que o mais comum é a Adenomegalia, que em termos leigos são inchaços no corpo, só visíveis pelo toque, e que se manifestam em mais de cinquenta por cento dos casos.

Ao mesmo tempo, esse sintoma se manifesta em estados ora fibrosos, ora endurecidos. Outros sintomas comuns envolvem a fadiga crônica aparentemente sem causa, bem como febres fortes seguidas de calafrios, perda do apetite, edemas pela pele, excesso de perda de peso e possivelmente tosse excessiva.

Sintomas do Linfoma de Burkitt

Homem suando

Embora seja menos comum que o caso de linfoma anterior, essa doença também tem atacado com bastante frequência e feito um número considerável de vítimas. Seus sintomas muitas vezes são parecidos com os de outras doenças, e por isso somente um médico pode chegar a uma conclusão precisa. Mas não se engane: é uma doença mortal que precisa ser tratada o mais rápido possível.

Entre os sintomas mais comuns que a acompanham estão a febre, normalmente alta e difícil de baixar, suor excessivo durante a noite, muita coceira na pele e um estranho emagrecimento, aparentemente sem causa. Além do sintoma mais comum, que é o aumento de linfonodos nas áreas das axilas, pescoço e entre as pernas.

Sintomas do Linfoma de Manto

Consulta médica

O problema do Linfoma de Manto é que muitos dos sintomas se manifestam de forma indolor, e por isso os pacientes tardam a procurar ajuda, o que naturalmente é um erro.

Por isso, esteja atento: os sintomas envolvem inchaços, tanto no pescoço, como nas axilas e entre as pernas, mas no geral só são sentidos apalpando, sem causar dor. Outros sinais se parecem com os dos outros linfomas, como a perda de peso inexplicável, o suor noturno e a febre.

Confira outras informações sobre linfomas no vídeo a seguir:

Publicado por Andre Moreira
Revisado em 27/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

  • wellington almeida

    24/03/14

    Fiz um 8 kimioterapia mas tive um resultado de 65% agora nao sei mais o que fazer para fazer as 8 kemiterapia eu tive uma ave com 5 cm, apos o 8 apareceu um convulsao e ave, hoje estou tomando remedio para previnir a avecao. e estou meu medico um a alternatina para min.tenho um linfoma da celula do manto lnh. espero de voces ajuda.
    responder

Comentar