Redação em entrevista de emprego

Redação em entrevista de emprego, saiba como se sair bem em uma das fases mais complexas e importantes de uma entrevista.

Redação em entrevista de emprego

Alguns cargos do mercado de trabalho exigem em seu processo seletivo uma redação que deve ser realizada pelo candidato, a fim de apresentar determinadas características a seu respeito.

Dicas de redação em entrevista de emprego

Alguns fatores podem tornar a redação boa ou ruim, colocando em questão o cargo que será preenchido, neste caso, o candidato deve se ater a determinados vícios de linguagem que possui e esquecê-los totalmente no momento de escrever a redação, devendo ter em mente somente a linguagem formal, que acrescente uma riqueza de vocabulário de forma também coerente para que a redação se apresente de modo culto.

dicas para entrevista de emprego

A narrativa deve ser progressiva, ou seja, a mesma deve ser traçada em uma linha de raciocínio que permita ao recrutador compreender e acompanhar os argumentos e ideias que o candidato deseja passar, utilizando também frases curtas permitindo que as ideias não se percam e principalmente evitando a linguagem da internet e abreviações desnecessárias.

Temas mais comuns de redações em entrevista de emprego

O recrutador ao pedir uma redação, este não deseja saber exatamente qual o nível do candidato a respeito do conhecimento de determinado fator, ou seja, o recrutador quer determinar como o candidato organiza suas ideias e raciocínio e principalmente sua capacidade de argumentação.

É comum as empresas determinarem o tema livre para abordagem da redação ou até temas como, Quem sou eu? Onde o candidato deve revelar um pouco mais sobre si, fale sobre suas características, qualidade e defeitos; revelando assim as pegadinhas que poderiam ter sido feitas durante a entrevista.

redação em uma entrevista de emprego

Em qualquer redação, tenha em mente que esta deve ser escrita de acordo principalmente com a área em que está atuando, tema livre ou a respeito de si, apresente somente características que podem ser utilizadas no ambiente de trabalho, revelando desempenhos, qualidades e características que podem acrescentar ao meio profissional e por mais que mencione os pontos negativos, torne este ponto negativo em algo positivo ou em algo que está se tornando positivo.

Redação em inglês para entrevistas de emprego

A redação em inglês tende a revelar o exato nível de conhecimento que o candidato possui sobre o idioma, além de revelar também a forma que o candidato tem de se expressar no idioma inglês para se comunicar com outras pessoas.

A redação tem sido inserida como forma de avaliação para entrevistas de emprego devido a quantidade de candidatos que inserem no currículo a informação de nível de inglês que não condiz com a realidade, fazendo a empresa perder certo tempo aguardando a adaptação do funcionário, neste caso, os candidatos passaram a ser submetidos a determinados testes, como a entrevista em inglês, a redação e o teste online, como forma de apresentar claramente suas capacidade em relação ao idioma.

fazer redação

A redação apesar de possuir determinado tema, permite que o recrutador possa avaliar seu conhecimento a respeito do tema abordado, o raciocínio e a forma de organizar e expressar suas ideias e principalmente o conhecimento em língua portuguesa, além disso, é possível observar determinadas características de personalidade através da grafologia.

Assista ao vídeo abaixo e veja mais sobre como fazer uma redação para uma entrevista de emprego

Publicado por Gabriele
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar