O olfato dos animais

Você sabia que os animais utilizam o olfato para repor a insuficiência dos outros sentidos? Veja mais sobre esse assunto!

O olfato dos animaisOs sentidos constituem um dos elementos mais fundamentais para a vida de todas as espécies de animais vivos, não só do homem. E embora essa premissa seja válida para todas as espécies, os sentidos se manifestam diferente em cada animal, segundo seu habitat, segundo o período do dia em que entra em atividade, à sua alimentação, e até a sua constituição física.

Um caso é a importância da visão para a águia, por exemplo, cuja habilidade de caça é totalmente dependente. Mas outros animais desenvolvem uma incrível habilidade sensorial com o olfato, sendo que o faro se torna algo indispensável para sua sobrevivência. Saiba mais.

Para que serve o olfato dos animais?

Cão farejandoVocê com certeza já ouviu falar sobre cães caçadores. Muitos esportes de caça utilizam os cães como rastreadores, isso porque sua habilidade olfativa corresponde ao sentido mais aguçado de seu corpo. Um cão pode localizar um cheiro em vários quilômetros, mesmo quando este cheiro começa a desaparecer, e o tempo até que ele esqueça um cheiro.

Esse exemplo ilustra perfeitamente a relação dos animais com o olfato. No caso dos cães,mais que para aperfeiçoar a espécie, o olfato também serve para suprir outros sentidos mais fracos, como a visão que no caso do cão só enxerga algumas cores, como verde, azul e amarelo. Para animais selvagens, o olfato também é fundamental para rastrear presas dentro da selva.

Sendo uma longa extensão territorial para se cobrir, os animais só conseguem encontrar alimento através dos cheiros, que apontam a presa mesmo com muitos quilômetros de diferença. O olfato também serve para a localização do animal, sendo que muitas espécies delimitam seu território através da secreção de cheiros, enquanto outros usam o olfato para descobrirem caminhos ou para seguir outros animais da espécie.

E não apenas para localizar comida, na hora de se comer o olfato também é fundamental, pois é pelo cheiro que o animal determina se um alimento é ou não seguro de ser ingerido.

Curiosidades sobre o olfato dos animais

Mariposa imperadorO olfato é fundamental para a sobrevivência animal, mesmo quando o assunto é procriação. É através do olfato que os animais reconhecem fêmeas no cio. É nesse sentido que o macho da mariposa imperador se apresenta como o dono do olfato mais poderoso do mundo, sendo capaz de captar o cheiro de sua fêmea em um raio de nada menos que onze quilômetros quadrados.

Isso decorre da evolução, que encarregou os animais de possuírem um olfato mais desenvolvido que o do homem, como o do cão, que é 60 vezes mais desenvolvido que o do homem, sendo que as células cerebrais que processam a informação do olfato no cérebro são 40 vezes mais numerosas.

Para que um cão policial desenvolva seu trabalho com o máximo de eficiência, ele passa por um treinamento longo, em que ele é submetido a um determinado cheiro com muita frequência, e sempre que o reconhece é premiado com um belo petisco. É preciso que essa operação ocorra frequentemente, para que o cheiro continue vivo na memória do animal.

Quer saber mais sobre o olfato dos animais? Então, assista ao vídeo que segue abaixo e entenda mais sobre o olfato dos cães.

Veja mais sobre os animais

Publicado por Andre Moreira
Revisado em 08/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar