Home » Dicas » Decoração

Modelos de cozinhas pequenas

Cozinhas pequenas podem dar um certo trabalho na decoração, mas possuem um charme à parte. Confira algumas dicas para montar a sua.

Cozinha azul

A cozinha dos sonhos de alguém é um universo paralelo dentro da casa. Em suma, falamos de espaços amplos, bem planejados e equipados com tudo o que têm direito, onde somente elas mandam. Mas, como nem sempre o sonho e a realidade fazem questão de concordar, algumas vezes as coisas não saem como o planejado.

Por isso, se as coisas saíram um pouco fora dos trilhos e sua cozinha é um pouco menor do que você planejava, não precisa se preocupar. É possível, sim, dar ao ambiente todo charme e estilo que você queria, e transformar sua cozinha, mesmo pequena, em uma cozinha dos sonhos.

Cores para cozinha pequena

Cozinha amarela

As cores são responsáveis por boa parte da personalidade de um espaço, sendo que determinam bem mais do que apenas a aparência de um ambiente. Na verdade, as cores são primordiais para dar vida e tornar um lugar aconchegante, sendo que nosso cérebro as recebe de modo a associá-las com sensações. Deste modo, os tons cumprem a função de tornar pequenos espaços também grandes lugares.

Por isso, invista em uma cor que faça sua cozinha ser um dos melhores lugares da casa. Para isso tenha em mente que uma cor pode ampliar ou diminuir o espaço. Trabalhe sempre no sentido de dar mais dimensão ao cômodo, e para tanto procure escolher cores claras ou até mesmo bastante vivas. Cores alegres tornam o lugar mais amistoso. Assim, escolha um tom que valorize a luz, porque é a luz quem vai dar a noção de amplitude à cozinha. Uma das cores mais usadas em cozinhas pequenas atualmente é o amarelo claro, justamente por essa condição de invocar luminosidade e tranquilidade ao mesmo tempo.

Como decorar cozinhas pequenas

Cozinha preta e laranja

A decoração de uma cozinha é invariável: independente de seu tamanho, segue-se os mesmos princípios básicos para se aproveitar e distribuir da melhor maneira possível o espaço disponível. No caso de uma cozinha pequena isso ainda é mais importante, pois cada centímetro livre é fundamental.

Móveis planejados, nesse sentido, são sempre a melhor opção, pois descobrir formas de usar o interior sem que este fique abarrotado é algo que o planejador já faz. É importante que a cozinha não seja claustrofóbica, nem perca seu charme com a sensação de estar entulhada, por isso aprender a dispor os elementos e selecionar apenas os mais importantes é fundamental.

Móveis planejados para cozinhas pequenas

Cozinha cinza

Como já dito, móveis planejados são os ideais para uma cozinha pequena. Mas, se você já viu muitos filmes, com todos aqueles móveis bonitos e modernos, e está pensando “como isso vai caber na minha cozinha?”, não se preocupe.

Planejar os cômodos de uma casa, independentemente de sua dimensão, faz parte do trabalho, e a empresa vai se preocupar em usar esse espaço de forma a dar conforto para os habitantes da casa, nem que para isso seja preciso trabalhar com móveis mais altos ou mais armários nas paredes. Vale lembrar também que embora o preço não seja o mais barato no mercado para móveis planejados, estes produtos ainda compensam em termos de custo-benefício.

Ao montar sua cozinha, busque referências em sites e revistas de decoração, separe os modelos que mais agradam sua personalidade e crie o seu próprio de acordo com seu espaço. No vídeo abaixo, do canal do Portal Zun no YouTube, confira dicas para uma cozinha americana planejada.

Publicado por Andre Moreira
Revisado em 27/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar