Home » Tecnologia » Internet

Leitores de feeds para quem lê blogs

Acompanha muitos blogs? Conheça duas opções de leitores de feeds que vão facilitar seu tempo na internet, reunindo todos os últimos posts.

Mulher na internet

Os blogs, que antigamente eram apenas diários pessoais escondidos nos confins da internet, se popularizaram com o passar dos anos e hoje abrangem diversos assuntos. São incontáveis as páginas de moda, beleza, humor, tecnologia e notícias que podemos encontrar por aí.

Quem, como eu, tem o hábito de ler vários destes no dia a dia, pode achar útil um serviço que chamamos de “agregador de feeds”. Trata-se de uma rede em que você adiciona os blogs que acompanha e pode conferir os novos posts de todos em um só lugar, não tendo que visitar um por um para saber se há uma nova atualização.

O Google Reader foi, por muito tempo, o principal serviço deste ramo, porém com sua finalização em 2013 muitos leitores de blogs ficaram “órfãos”. Se você passou por isso ou está interessado em experimentar este método de leitura pela primeira vez, conheça duas alternativas fáceis de utilizar e bastante eficientes.

Bloglovin

Tela do Bloglovin

Extremamente popular e já tradicional entre os blogueiros internacionais, o Bloglovin é uma ferramenta de design bastante minimalista e delicado. As postagens aparecem em forma de mural, como no Pinterest. Você pode separar os blogs que lê por grupos, e o próprio site sugere outros links de acordo com seus interesses. Decida o tamanho das imagens e se o post irá aparecer por completo ou apenas apresentar um resumo.

Feedly

Tela do Feedly

Com as mesmas funções de agregar feeds de blogs e separar as leituras por grupos, o Feedly é uma plataforma mais colorida e com mais informações, mas nem por isso desorganizado ou menos bonito. Ganhou maior destaque recentemente, e conquistou vários usuários por possuir um encurtador de links, ideal para compartilhamento em redes sociais (o qual pode, inclusive, ser feito diretamente do feed). Também possui integração com o Evernote.

Tanto o Feedly quanto o Bloglovin permitem que você exporte inteiramente seu acervo do Google Reader, migrando do serviço antigo para o novo sem ter que adicionar manualmente todos os blogs que costumava acompanhar. A maior diferença, talvez, seja que no Bloglovin cada blog tem sua página estática (você pode, inclusive, criar uma para o seu), e existe o sistema de seguidores. Ambos, também, possuem um contador de posts não lidos, e permitem que você descarte os que não quer ler.

Tive a oportunidade de utilizar os dois (que também existem em formato de aplicativos para iPhone e celulares Android) e posso afirmar que cumprem bem a proposta. Escolha um e nunca mais perca tempo checando se seu blog preferido teve um novo post (ou se decepcionando ao ver que não). Afinal, para descomplicar a vida, praticidade é a palavra-chave!

Publicado por Luane Silvestre
Revisado em 27/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar