Informações sobre PIS PASEP

Conheça alguns detalhes sobre estes dois programas importantes para a vida do trabalhador, o PIS/PASEP e entenda melhor como funcionam.

PIS PASEP

Garantir os direitos dos trabalhadores é algo essencial e que devem ser efetivados por todas as empresas, alguns tipos de programas permitem distribuir tais direitos e permitir que os empregados encontrem benefícios necessários em determinados momentos, fazendo com que os mesmos possam recorrer aos órgãos para solicitar a regalia.

O PIS e o PASEP são dois programas que garantem que os trabalhadores recebam seus direitos, todos os empregados, tanto públicos, quanto privados, devem realizar uma contribuição para que possam, quando necessário e quando estipulado por leis, receber uma determinada quantia para seu auxílio próprio. Os dois benefícios que são distribuídos pelo PIS e PASEP são o seguro desemprego e abono salarial, contribuindo para que os empregados possam manter uma situação financeira agradável.

PIS/PASEP: o que é?

O PIS, Programa de Integração Social, e o PASEP, Programa de Formação de Patrimônio do Servidor público, são dois programas criados para o recebimento de contribuições e cumprimento dos direitos dos trabalhadores, tais instituições possuem punho social, para o recebimento de contribuições de natureza tributária.

As contribuições são recolhidas com o intuito de financiar o pagamento dos direitos que devem ser cumpridos aos trabalhadores, tais direitos tratam-se do seguro desemprego e do abono salarial, fazendo com que este valor seja revertido quando necessário e quando for de direito do próprio empregado. A diferença entre o PIS e o PASEP é que o primeiro órgão, o PIS, é reservado para os funcionários de empresas privadas, este programa é administrado pela Caixa Econômica Federal que realiza o atendimento aos contribuintes e distribui os valores que são de direito. Já o PASEP é destinado ao atendimento dos funcionários públicos.

Carteira de trabalho com dinheiro

Abono salarial PIS/PASEP

O abono salarial é de direito do trabalhador, este se trata de um salário mínimo que é dado anualmente para todos os contribuintes, eles devem estar em dia com a prestação de contas ao PIS e PASEP.

Para o recebimento do abono salarial, é necessário que o trabalhador também atenda aos pré-requisitos estipulados para seu recebimento, devendo receber até dois salários mínimos no mês anterior e ser contribuinte do PASEP por, no mínimo, cinco anos, além de outros detalhes que podem ser consultados em um atendimento com os funcionários do órgão responsável.

Abono Salarial.

Consulta ao PIS/PASEP

Há a possibilidade de consultar o saldo do PIS e PASEP por meio do acesso à internet, conseguindo obter as informações de modo online. Como o programa é pertencente à Caixa Econômica Federal, possui a consulta sob o domínio desta instituição, os interessados deve acessar o site da Caixa Econômica Federal e preencher algumas informações necessárias para ter acesso aos dados, todas essas informações pedidas você poderá verificar quando acessar sua conta nesse próprio site.

Consultar-PIS-PASEP.

O PIS e PASEP são dois programas que foram criados para garantir os direitos dos trabalhadores mediante a contribuição de uma pequena quantia dos empregados, fazendo com que os mesmos, quando necessário e quando obtiverem o direito de acordo com as regras dos programas (assim como o abono salarial anual), possam obter um valor adicional para seu sustento e benefício, permitindo estipular uma vida agradável para os funcionários.

No Canal do Portal Zun no Youtube você assiste ao vídeo com informações sobre a Caixa Econômica Federal PIS:

Publicado por Gabriele
Revisado em 25/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar