Influência da cultura europeia no Brasil

Conheça alguns aspectos da cultura europeia que exerceram grande influência na arquitetura, literatura e culinária do Brasil.

Bailarina

Os europeus, colonizadores do Brasil, distribuíram várias influências para os moradores do país, fazendo com que fossem adotados diferentes aspectos em relação à estética e costumes cultivados, permitindo com que os povos sofressem a interferência de outros povos, formando a mescla que podemos notar atualmente, com uma cultura formada por fragmentos e que permite resultar em experiências exuberantes para os moradores e turistas da região.

Influência da cultura europeia na arquitetura do Brasil

Estação da Luz

A arquitetura brasileira é uma das mais influenciadas, sendo que a mesma possui várias peculiaridades, porém muitas delas foram geradas pela chegada dos colonizadores no país, fazendo com que a implementação de aspectos relacionados ao design e construções ocorresse rapidamente. Os principais aspectos que se pode destacar é a presença de sobrados e beirais, que estão presentes até os dias atuais, sem a possibilidade de destacar cidades que contenham este tipo de construção, pois muitos bairros, cidades e estados apresentam tais estruturas em massa, fazendo com que não seja possível identificar somente um local específico.

A estação da Luz, por exemplo, é uma das criações de influência europeia, sendo que o seu design permite acusar esta mudança entre os costumes brasileiros da arquitetura que é apresentada. Uma das escolas que mais influenciou os brasileiros a adotar as influências europeias foi a chamada Le Corbusier, sendo que a mesma era especializada no modernismo, fazendo com que muitos interessados colocassem em prática seus ensinamentos em estruturas públicas, como por exemplo, as obras de Niemayer e Paulo Mendes da Rocha e o planejamento adotado na cidade de Brasília por Lúcio Costa, com fortes ensinamentos da escola modernista europeia.

Influência da cultura europeia na literatura do Brasil

Aluísio de Azevedo

Em relação às influências na literatura, é possível destacar uma variedade de aspectos próprios dos europeus que passaram a ser adotados pelos brasileiros, principalmente em relação às escolas literárias e aos períodos marcantes. O barroco, por exemplo, é uma das influências da literatura, fazendo com a expressão verbal fosse considerada sensível, resultando na colonização. Um dos maiores marcadores desta época foi a Carta de Pero Vaz de Caminha, com a descrição tornando-se o ponto alvo, descrevendo o território e até mesmo os costumes adotados.

O neoclassicismo e romantismo seguiram-se logo depois, descrevendo o choque da cultura branca com a indígena, ainda tratando-se das consequências da colonização, destacando poetas da escola mineira como Claudio Manoel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga. O realismo e modernismo sucederam-se, fazendo com que a liberdade e democracia começassem sua presença na literatura influenciada pelos europeus, com a vertente do naturalismo, destacando Aluízio de Azevedo nesta época.

Influência da cultura europeia na culinária do Brasil

Pizza

Em questão da culinária, é pouco mais difícil visualizar as pinceladas dos europeus, sendo que os mesmos foram adaptados para que pudessem tornar-se pratos consumidos na região, assim como a feijoada brasileira, esta que foi resultado de mudanças feitas no cozido português, por exemplo. A cachaça, bebida muito conhecida pelos brasileiros, também é resultado da influência dos europeus, criada para substituir a aguardente de uva que era cultivada pelos portugueses.

Diferentes aspectos podem influenciar uma cultura, principalmente tratando-se de interferências antigas que podem, ou não, estar presentes até o momento em nosso cotidiano, notando alguns pontos que foram trazidos de outras nações, costumes e hábitos, aplicando-os em nosso dia a dia.

Publicado por Gabriele
Revisado em 25/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar