Home » Educação » Estudo

Estudar português para concursos

Saiba como estudar a língua portuguesa para ter melhor desempenho nos concursos e conseguir alcançar a tão sonhada vaga.

garota deitada sobre o livro

A língua portuguesa possui um grande peso na nota das provas dos concursos, por esse motivo é ideal que o conhecimento a respeito deva ser o maior possível, já que apesar das já conhecidas questões que nos colocam em dúvida, atualmente estas questões estão ainda mais difíceis. As questões que nos colocam em dúvida, são popularmente conhecidas como pegadinha, que é inserida na prova para que o candidato se force ao raciocínio e a medidas que devem ser tomadas sob pressão.

Estudar Gramática para Concursos

garota segurando óculos deitada sobre livros

O estudo da gramática, além de sanar determinadas dúvidas a respeito de algumas questões impostas nas provas, irá principalmente auxiliar no momento da redação, mas de acordo com os especialistas em concursos, professores e preparadores, o candidato deve buscar nos livros direcionados a concursos, os tópicos mais comuns para estudos. Ao se inscrever para o concurso, o candidato pode reunir informações sobre o que deve ser estudado, buscando no próprio edital ou buscando em gabaritos de concursos anteriores relacionados à área de atuação, para então basear o início dos seus estudos e partindo desta busca, será feito a seleção dos livros que apresentem conteúdo relevante para acrescentar informações e conhecimento de gramática para a preparação do concurso, principalmente relacionado à reforma ortográfica. O candidato poderá ainda buscar as diversas vídeo aulas, que estão disponíveis na internet, que abordam os principais tópicos que são abordados nos concursos, mesmo aos que se referem a gramática. O candidato pode obter mais informações e caminhos de busca de informações e regras a serem respeitadas.

Estudar Interpretação para Concursos

mulher lendo um livro

A interpretação de textos é um fator determinante nos concursos, pois somente quem possui o hábito constante da leitura adquire características importantes para esta tarefa da prova, permitindo assim que se concentre de forma fácil e melhor entendimento e raciocínio para a interpretação do texto. Alguns especialistas revelam que, o candidato deve iniciar seu hábito por leitura em livros ou revistas que tenha maior afinidade, assim esta tarefa não se torna uma tortura e ao estudar, o mesmo poderá formular determinadas perguntas a respeito do assunto que leu. Os textos devem primeiramente ser lidos com muita calma, sendo as palavras quase degustadas pela mente, de modo que sejam absorvidas o seu entendimento para que seja possível realizar a interpretação deste texto. Devem ser ainda observados nos textos, os pontos críticos e observado ainda as técnicas que o texto utilizou, como narrativas e dissertativas.

Estudar Redação para Concursos

garota estudando

Neste momento todas as técnicas e conhecimentos a respeito da gramática devem ser aplicados de forma ampla, abusando da concordância verbal e nominal, do emprego de conjunções e regência, porém, este abuso não é a repetição e sim a qualidade do uso. Este estudo pode ser feito relacionando a interpretação de texto, onde o candidato lê determinado texto e assim pode passar as informações para um caderno, dividindo cada parágrafo.

Atualmente, a importância do domínio da língua portuguesa em concursos se tornou ainda maior devido à reforma ortográfica que a mesma sofreu há algum tempo. Os candidatos e não somente eles, apresentaram dúvidas e dificuldades na adaptação das novas regras, devendo então recorrer a uma reciclagem para poder possuir o nível exigido nos concursos.

Publicado por Gabriele
Revisado em 19/09/2017

Compartilhar

Receba novidades

Comentar