Home » Comportamento

Estresse no trabalho

Resolver problemas nunca é uma tarefa agradável, mas quando se torna questão de saúde não há como fugir. Veja como combater o estresse.

Muitas vezes o alto índice de afastamento do trabalho é motivado por profissionais estressados. A correria do dia a dia e as cobranças são as principais causas que elevam o estresse e faz com que o ambiente profissional seja prejudicado.

Mulher-brava

Mas, e quando esses acontecimentos se tornam rotineiros e você não pode abandonar o serviço, o que fazer? Antes de se desesperar e tomar algum tipo de decisão, vamos analisar os motivos e dar dicas de possíveis soluções para acabar com este problema.

Estresse no trabalho causas

Se você é funcionário de uma empresa privada pode estar passando por momentos complicados, cobranças, exigências, reclamações e muitas outras situações desagradáveis que desencadeiam estresse.
É válido lembrar que toda empresa possui uma hierarquia que deve ser respeitada, mas mesmo assim os limites do bom senso devem prevalecer.

Entrevista-de-emprego

Já se você é funcionário público pode estar na mesma condição, cada vez mais o estresse aparece, principalmente quando você se dedica ao atendimento ao público. Em ambos os casos é necessário respirar fundo e identificar a origem desse problema, se for possível chame o seu supervisor, chefe, líder ou qualquer outra pessoa que esteja acima de você e exponha o que está acontecendo.

Se o problema for exatamente com essa pessoa a melhor forma de solucionar é ter uma conversa franca e tentar adequar as suas atividades à exigência esperada.
Em suma, é preciso encontrar um equilíbrio entre ambas as partes para que o trabalho em si não seja prejudicado, e muito menos a saúde física e mental de toda equipe.

Estresse no trabalho como evitar

Algumas formas de melhorar o ambiente profissional e evitar o estresse no trabalho são:

Pessoa-tímida

• Organizar seu tempo: o que realmente é necessário fazer no dia. A organização do seu material de trabalho bem como do seu tempo é a melhor forma de evitar que o estresse bata à porta, desta forma você conseguirá se programar e terá tempo de qualidade.
• Otimização de tempo: depois de tudo organizado é hora de identificar o que precisa ser feito hoje e o que pode ser deixado para amanhã. Na parte da manhã coloque tudo em ordem e faça o que for realmente mais urgente, na parte da tarde tenha um tempo de parar para um café e manter o foco.
• Tenha uma agenda: ter uma agenda por perto é a melhor maneira de se organizar, além de não esquecer de nenhum compromisso você consegue manter a organziação da sua semana.
• Separe um tempo para você: por mais que muitos não façam isso é importante separar alguns minutos para relaxar durante o dia. Nem que seja 10 minutos, mas levante-se, tome uma água, se alongue, respire fundo, ou se você trabalha em pé, sente-se e mantenha sua mente tranquila.

De forma geral, pode-se afirmar que para diminuir ou até mesmo combater o estresse no trabalho é necessário: organização, diálogo, paciência, colaboração e amor. Se você trabalha com aquilo que te dá prazer é muito mais fácil de solucionar os problemas, por isso, tenha sempre em mente que é preciso fazer tudo da melhor forma possível e com mais amor que você puder dar.

Publicado por Lucimari
Revisado em 09/11/2015

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar