Home » Educação » Estudo

Como estudar italiano sozinho?

O idioma italiano é um dos mais admirados pelos brasileiros, por sua bonita sonoridade. Confira algumas dicas para estudá-lo sozinho.

Quem deseja ir à Itália ou simplesmente gosta do idioma italiano pensa logo em fazer aulas em uma escola particular, mas muitas pessoas que têm o mesmo objetivo resolvem estudar por conta própria, sozinhas, e na maioria das vezes se dão muito bem.

Bandeira da Itália

O italiano é uma língua latina e a sua gramática se assemelha muito à do português e espanhol, por isso os brasileiros naturalmente têm facilidade com o idioma. Além de ser próximo à nossa própria língua materna, o italiano possui uma sonoridade muito bonita, que incentiva os autodidatas a conseguirem uma proficiência rápida no aprendizado.

Como estudar italiano pela internet

Na internet existem diversos sites que ajudam os estudantes de italiano a obterem sucesso de forma mais fácil e rápida, e também métodos alternativos e dinâmicos que substituem bem as aulas tradicionais, mas ainda assim requerem estudo de gramática do idioma. Há a opção de cursos pagos, fornecidos pelas principais escolas especializadas na internet, e ainda opções de aprendizado sem qualquer custo, que são mais acessíveis. Bons exemplos são os sites Livemocha e Palabea, nos quais pessoas de diferentes países ensinam umas às outras o seu idioma materno, possibilitando um excelente intercâmbio e treino de conversação imediato.

Adolescente usando computador

Além dessas opções na internet, existem ainda aplicativos móveis para aqueles que querem aprender italiano em qualquer lugar, seja no ônibus ou na casa de um amigo. Esses aplicativos são intuitivos e simples e a maioria ainda é de graça, permitindo que usuários de smartphones ou tablets possam aprender o idioma sempre que quiserem.

Como estudar italiano grátis

Infelizmente não existem muitas escolas regulares que ensinam o idioma italiano gratuitamente. O destaque neste campo é o Centro de Estudo de Línguas, programa do Governo do Estado de São Paulo que oferece aulas de idiomas a alunos de escolas públicas, mas para quem mora em outras regiões a principal alternativa continua sendo os cursos via internet.

Pessoas conversando e tomando café
Se, no entanto, você conhece alguém que fala italiano ou é italiano de fato, peça para que lhe ensine. Com certeza a convivência valerá à pena e o aprendizado será divertido, mesmo que demore mais um pouco. A vantagem de aprender italiano com alguém conhecido e não através de uma escola é que a conversação (a parte prática mais necessária) tem prioridade.

Como estudar italiano na Itália

Para que você consiga estudar italiano da forma mais eficiente possível, se tiver possibilidade, uma dica é ir diretamente à Itália, escolhendo uma empresa que ofereça intercâmbio para brasileiros. Há no Brasil muitas dessas agências, e as mais conhecidas, STB e CI, oferecem diferentes tipos de pacotes.

Passaporte, mapa e mochila

Realizar um intercâmbio é o caminho mais curto para a fluência em qualquer idioma, sem contar a vivência naquele país e a experiência de estar fora do Brasil. Se tiver essa oportunidade, não a perca por nada! A grande dica nesse tipo de viagem é mesmo buscar a interação, agendando acomodações em casas de família ou mesmo em repúblicas de estudantes. Somente o convívio com a cultura local e o uso constante do idioma pode levar a uma compreensão perfeita e a uma fluência rápida.

Seja qual for o seu método de estudo, dedique-se! Mantenha o foco em seu objetivo e perceba seu gratificante progresso.

Publicado por Gabriele
Revisado em 19/09/2017

Compartilhar

Receba novidades

Comentar