Home » Educação » Estudo

Como estudar alemão sozinho?

Alemão é uma das quatro línguas mais estudadas pelos brasileiros, aprenda como estudar sozinho de forma bastante simples e prática.

bandeira da alemanha

Estudar alemão não é uma das coisas mais fáceis do mundo, mas mesmo assim algumas pessoas se aventuram a estudar o idioma sozinhos. Para um idioma tão diferente do português o ideal é que seja realizado um curso regular, que possa iniciar aquela pessoa em uma gramática tão diferente e aos novos fonemas. Mas mesmo assim, para aqueles que não têm dificuldades com idiomas, é bem possível aprender alemão sozinho, com paciência e determinação. Há meios de aprender pela internet, em cursos e apostilas disponibilizados de graça, por aplicativos ou mesmo buscando fontes e treinando através de filmes e músicas.

Dicas para estudar alemão

garota lendo encostada nas mãos

Como alemão é um idioma bem diferente do português, a melhor dica para aprendê-lo é começar devagar, com a gramática básica. Mesmo se você estiver em uma escola de idiomas, faça o uso daqueles aplicativos móveis ou programas que ajudam no vocabulário e expressões, que ligam as palavras em alemão ás imagens. Muitos desses aplicativos também conseguem treinar a pronúncia de forma bem intuitiva e fácil. É importante então combinar mais de uma forma de aprender o idioma, para que as diferentes frentes consigam acelerar a proficiência no idioma e tornar o aprendizado o mais divertido possível.

Se você morar em uma cidade grande como São Paulo, Belo Horizonte ou Porto Alegre, por exemplo, poderá buscar no centro da sua cidade organizações de grupos alemães, que promovem cursos, palestras e festas ao longo do ano. Para as cidades mais badaladas há opções também daqueles cinemas que estão sempre exibindo filmes alternativos aos finais de semana. Reserve a sua vaga e compareça às sessões, já que ouvir o idioma e ter uma legenda logo abaixo é uma das melhores associações que você pode ter no aprendizado de uma língua. Se não houver cinemas nem filmes, tente ir à locadora de filmes mais próxima  e busque filmes em alemão, assistindo-os inicialmente com legenda. Assistir filmes sem legenda requer um conhecimento e percepção do idioma avançados, e fazer isso antes do tempo pode te fazer perder tempo e não aprender nada.

Como estudar alemão pela internet

garota loira estudando

Estudar um idioma pela internet é mais fácil do que em outros tempos. Hoje são oferecidos na rede cursos, softwares e ferramentas para que o estudante tenha meios de desenvolver o seu aprendizado sozinho, e consiga um sucesso relativo. Há muitos cursos online que cobram pelas aulas, principalmente aqueles que possuem, ao vivo, a presença de um professor para auxiliar o estudante. Esses cursos são bons e nem sempre são tão caros, sendo que para o alemão, uma língua um pouco mais complicada, pode ser uma opção interessante. Há também muitas opções de graça na internet, onde é possível a consulta a bases de dados, textos e lições sobre o alemão, além de outras possibilidades.

Aprender idiomas mais distantes do português em pouco tempo requer uma prática constante. Por isso, se você pretende aprender alemão rápido procure alguém que possa treinar constantemente a conversação com você, ou simplesmente faça um intercâmbio na Alemanha, que é a forma mais rápida e eficiente de se aprender.

Quer saber mais sobre como aprender idiomas? Veja vídeo sobre projetos para aprender alemão:

Publicado por Gabriele
Revisado em 19/09/2017

Compartilhar

Receba novidades

Comentar