Como aliviar a enxaqueca

Você, mulher, sofre de enxaqueca durante os dias de tensão pré-menstrual ou enquanto espera um bebê? Confira dicas para aliviar a dor.

A enxaqueca é uma das doenças mais incômodas que qualquer pessoa pode ter, principalmente se esta for intensificada em uma fase da vida ou acontecer periodicamente. E é exatamente por esse desconforto que muitas mulheres passam durante o período da TPM e a gravidez.

Mulher com exaqueca

Em suma, qualquer dor de cabeça já é algo extremamente desagradável, mesmo quando tudo em nosso corpo está dentro da normalidade. Mas quando estamos passando por um momento delicado, e muitos outros fatores já se juntam para ser incômodos, a dor de cabeça pode ser insuportável. Assim, se você precisa lidar com esse problema, confira nossas dicas.

Como aliviar a enxaqueca na TPM

Atualmente, o setor da indústria farmacêutica que mais cresce é o ligado à remédios para pequenas dores, principalmente o da dor de cabeça. E são milhões de dólares que as indústrias farmacêuticas ganham com medicamentos desse tipo. Naturalmente, quando a dor aperta é claro que buscamos o alívio mais imediato disponível.

E, embora muitos desses medicamentos sejam bons para combater a dor de cabeça ao menos temporariamente, seu uso indiscriminado não é recomendável por dois motivos: o primeiro porque causa dependência, e o segundo porque o uso contínuo faz o organismo se tornar mais resistente ao medicamento, e este com o tempo perde o efeito.

Mulher em esteira

Assim, uma boa saída são as medidas alternativas, algumas que você toma inclusive como prevenção. É o caso da corrida. Faça seu sangue circular e evite a concentração de hormônios nos dias que antecedem aqueles dias, pois estudos provam que mulheres que correm regularmente tem menos enxaqueca na TPM.

Mas lembre-se de correr apenas nos dias que antecedem, nunca durante, quando estiver com dor. Podendo também ser um problema crônico, talvez não exista uma saída absoluta, mas outra medida é o uso de anticoncepcionais que podem também ajudar a regularizar seu fluxo e diminuir a dor de cabeça.

Como aliviar a enxaqueca na gravidez

Assim como na TPM, a enxaqueca durante o período gestativo está ligada ao excesso de hormônios no corpo, ainda que outro sintomas também contribuam, como a má alimentação e o estresse. Mas durante a gestação, o aconselhável é não ficar dependendo de remédios e optar por outras saídas mais sutis, como a água. Use e abuse do bom e velho H2O e de outros líquidos como sucos, ou coma frutas ricas em água, como a melancia. Estes alimentos ajudam a filtrar as impurezas do corpo.

Mulher grávida fazendo suco

Outra medida que é tiro e queda está na alimentação do dia a dia. Coma regularmente, mesmo que pouquinho, fazendo um intervalo de algumas horas entre a refeição. A perda de vitaminas e nutrientes pode ser uma das principais causas da enxaqueca.

Exercícios físicos também são essenciais, pois melhoram a circulação do sangue, além de dar mais energia. Também não faça restrições em técnicas de relaxamento. Ioga, massagem e meditação irão ajudar muito nesse processo para evitar a dor. E, finalmente, aplique compressas, podendo ser tanto quentes como frias, na nuca ou na testa, onde você jugar que a dor está concentrada. O alívio será imediato.

Publicado por Andre Moreira
Revisado em 27/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar