Home » Educação » Estudo

As principais revistas científicas

Para você o que as revistas cientificas representam? Fique por dentro de tudo e forme a sua opinião conhecendo as principais edições.

revistas científicas

As revistas científicas tratam basicamente de avanços científicos e curiosidades a respeito de diferentes tipos de biomas e demais formas de vida, normalmente são lidas por profissionais da área de interesse da ciência em diferentes origens. Há os curiosos que tendem a buscar estas revistas como forma de entretenimento de valor intelectual, porém, este tipo de revista somente atrai aos mais interessados no assunto mesmo, já que outras revistas de assuntos como moda, fofoca, economia, atualidades e informática, são os tipos mais vendidos na atualidade.

Origem das revistas científicas

Revista Philosofical Transaction

Iniciaram-se basicamente como publicações acadêmicas que permitia os interessados na área das ciências acompanharem os avanços que eram obtidos com experiências produzidas em laboratórios e ainda com publicação de teses de estudantes ou cientistas já consagrados. Ao longo dos anos, se tornou necessidade uma leitura mais compreensível para os curiosos por ciências, ou seja, a leitura passava a ser de mais fácil compreensão, e ainda passou a utilizar de ilustrações para tornar a leitura mais atraente. As primeira publicações de revistas científicas de que se tem conhecimento foram  Journal des Savants, periódico francês, e a Philosophical Transactions, de origem inglesa, em meados de 1665.

Principais revistas científicas no mundo

Capa da revista Scientific American

Atualmente a revista National Geographic é a revista científica que mais reúne leitores, já que muitos programas exibidos na televisão no canal respectivo acabam ganhando também uma continuação ou ainda um Addendum através da revista, ou seja, um acréscimo de informações ou uma continuidade. Scientific American não é vendida somente para americanos, vários países de língua inglesa acessam o portal da revista para se manterem informados a respeito de curiosidades publicadas na revista, assim como a revista Nature, sendo estas três as preferidas em diversos continentes, devido a sua qualidade nas informações e seriedade ao tratar dos assuntos científicos. Focus, Geographical e publicações da BBC como Sky at Night e Wildlife, também são algumas revistas que tem seu poder de atratividade científica já que apresentam diferentes abordagens a diferentes tipos de assunto, como astronomia, natureza e tecnologia.

Principais revistas científicas do Brasil

Scientific American Brasil

As revistas científicas no Brasil chegaram a beirar a extinção, pois somente os profissionais de determinadas áreas tinham conhecimento da existência de algumas destas, adquirindo o assunto somente de seu interesse, no entanto, foram criadas revistas que além de fornecer informação, fornecem ainda entretenimento de qualidade, como os casos das revistas Mundo Estranho, Galileu, Super Interessante e Scientifc American Brasil, que aborda uma amplitude maior de temas científicos, permitindo que a leitura seja abrangente em termos de ciência, e atualmente é adquirida por diferentes tipos de pessoas, desde curiosos, a estudantes e profissionais de áreas.

As revistas trazem na capa as manchetes que serão abordadas ao longo das páginas, e normalmente é um assunto que obteve uma atualização científica ou o assunto é a respeito de novas descobertas, tornando ainda mais atrativa a leitura, com gráficos e ilustrações que se combinem com o assunto, facilitando assim a compreensão do conteúdo abordado. Atualmente, estas revistas são vendidas em todo o território nacional e são sem sombra de dúvidas as revistas consideradas de maior qualidade, sendo somente a revista Mundo Estranha com uma abordagem mais jovem, sendo muito consumida por crianças e adolescentes.

Mesmo que um pouco diferentes das revistas citadas, dentro dos universos acadêmicos, as revistas científicas exercem papel bastante importante, publicando  resultados de trabalhos de pesquisas e importantes descobertas do meio e das instituições. Confira no vídeo abaixo como é feita a classificação das revistas:

Publicado por Gabriele
Revisado em 21/09/2017

Compartilhar

Receba novidades

Comentar