Home » Saúde » Doenças

A doença Mal de Alzheimer

O mal de Alzheimer pode se desenvolver na idade adulta, normalmente em idosos, logo que surgirem os sintomas procure ajuda.

idosa

A idade traz consigo muitos fantasmas que povoam a vida de pessoas mais velhas, sendo que alguns destes fantasmas se manifestam como as inúmeras doenças e males que infelizmente se tornam comuns quando o organismo se torna mais fraco.

E entre as doenças mais temidas nessa faixa etária, o Mal de Alzheimer é possivelmente uma das que mais causam receios, e, ao mesmo tempo, é também um dos males mais comuns nessa fase. E uma vez que ela ainda não apresente cura, conhecer seus sintomas e estar pronto para lidar com ela ainda é a melhor forma de tratamento. Saiba mais sobre o Mal de Alzheimer.

O que causa a doença Mal de Alzheimer

O Mal de Alzheimer é tão comum que até mesmo assusta. Estima-se que 15% da população brasileira, em média, tenham a doença, sendo que esse número sobe para 15 milhões de pessoas em todo mundo.

cuidando da esposa

Assim, o Mal de Alzheimer é um perigo constante, que pode atacar qualquer pessoa, pois, diferente de outras doenças, não possui uma causa cem por cento conhecida. Sabe-se apenas que ela é uma doença degenerativa do cérebro, o que pode estar ligada a uma série de fatores, como o genético, e por sua vez constitui a pior forma de demência.

Sintomas da doença Mal de Alzheimer

O Mal de Alzheimer pode vir a se manifestar lentamente ou em extrema velocidade. Em suma, o paciente que sofre da doença começa por ter lapsos de memória, trocando datas, esquecendo nomes, até mesmo sofrendo de desorientações, e não conseguindo determinar onde está, por exemplo, por alguns instantes.

Depressão de idoso

Deste ponto, o quadro só piora, e o paciente passa por transtornos de comportamento, como a irritabilidade, a confusão total, a agressividade, problemas cognitivos, como problemas relacionados a fala. Pode também passar por momentos de “desligamento”, em que ele parece alheio, embora ainda responda a estímulos externos.

Como lidar com a doença Mal de Alzheimer

O Mal de Alzheimer ainda causa muito estranhamento nos familiares, principalmente nos jovens. Mas é fundamental ter em mente que em sua qualidade de incurável a doença coloca o paciente em um estado que requer paciência e acima de tudo cuidados constantes. Mesmo que aparente estar bem de saúde, a pessoa com Mal de Alzheimer precisa estar sob vigília vinte e quatro horas por dia.

cuidando de paciente

O acompanhamento médico também é indispensável, principalmente nos estágios iniciais, onde ainda é possível se fazer algo, e depois ainda exige periodicidade. Os medicamentos, por sua vez, ainda que não eliminem a doença, ainda podem ajudar na manutenção da vida, auxiliando o paciente a ter uma vida próxima do normal.

Como prevenir a doença Mal de Alzheimer

Embora a prevenção soe como a melhor opção, ainda não existe estudos cem por cento comprováveis do que é ou não eficaz contra a doença.

jogando baralho

Mas acredita-se que o consumo de vegetais e azeite de oliva durante a vida possa ajudar a prevenir, bem como a prática constante de atividades intelectuais que estimulam o cérebro e o tornam mais forte, como escrever, ler e jogar xadrez.

Veja mais informações sobre o Mal de Alzheimer no vídeo do Youtube:

Publicado por Andre Moreira
Revisado em 27/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar