Vitaminas do Complexo B: para que serve

Entenda para serve as vitaminas do complexo B, conheça mais sobre elas, onde são encontradas e seus benefícios ao organismo.

Para que o organismo consiga manter-se saudável e apto para realizar quaisquer tipos de atividades e exercícios, cumprindo com os afazeres que são necessários na rotina, cumprindo todas as etapas de seu cotidiano, é essencial que o mesmo possua todas as substâncias necessárias para que possa continuar forte e resistente. As vitaminas são as principais substâncias que devem ser ingeridas por todas as pessoas, fazendo com que as mesmas possam usufruir de diferentes benefícios, as mesmas são substâncias orgânicas, que produzem efeitos que o próprio corpo não é capaz de suprir por si só.

                       

Através de uma alimentação saudável e com um cardápio de acordo com o indicado, é possível que estas vitaminas sejam ingeridas e consumidas pelo organismo, fazendo com que as mesmas possam regularizar o corpo e fazer com que o mesmo continue com seu bom funcionamento, colaborando para as funções de sua estrutura.

Quais são as vitaminas do Complexo B

O complexo B é uma série de vitaminas que podem ser ingeridas pelo corpo para que o mesmo obtenha seus benefícios variados, é possível constatar várias substâncias que fazem parte deste grupo de vitaminas.

No total, são oito vitaminas que fazem parte do complexo B, sendo estas: tiamina, também conhecida como B1; riboflavina, também conhecida como B2; niacina, também conhecida como B3; ácido pantotênico, também conhecida como B5; piridoxina, também conhecida como B6; biotina, também conhecida como B7; ácido fólico, também conhecida como B9; e cobalamina, também conhecida como B12.

Funções de cada vitamina do complexo B

Cada uma das vitaminas que fazem parte do complexo B, citadas acima, possuem suas funções e importância para o organismo, suprindo algum déficit ou auxiliando no bom funcionamento do corpo em geral.

B1: auxilia no fortalecimento dos músculos e desenvolve maior energia para o metabolismo.
B2: ajuda na aparência da pele e também distribuir energia para o metabolismo.
B3: carrega o oxigênio para as células.
B5: repõe os tecidos do corpo.
B6: distribuir proteínas para o metabolismo de um indivíduo.
B7: distribui carboidratos e proteínas ao metabolismo.
B9: divide as células vermelhas no sangue.
B12: contribui para que as células permaneçam integras, além de realizar a formação de glóbulos brancos.

Principais fontes de vitamina do complexo B

Para que o corpo possa se manter saudável, é necessário que haja a ingestão das vitaminas que fazem parte do complexo B, estas podem ser encontradas nos alimentos, mantendo um cardápio saudável.

Alguns dos alimentos onde se pode encontrar as vitaminas do complexo B são: peixes, cereais integrais, carne de porco, tomate, nozes, leite e seus derivados, vegetais verdes, ovos, cenoura, banana, germe de trigo, leguminosas, vísceras e fígado. Para que todas essas vitaminas, citadas acima, possam estar presentes em seu dia-a-dia alimentício, é necessário construir um cardápio saudável e agradável ao seu paladar contendo estes tipos de alimentos citados acima.

É essencial que uma pessoa ingira e usufrua dos benefícios que são disponibilizados pelas vitaminas do complexo B, sendo que as mesmas podem causar uma série de vantagens ao organismo, devendo estar presentes em seu cardápio diário para uma alimentação equilibrada e saudável.

Saiba mais sobre as vitaminas do complexo B

Nenhum voto, seja o primeiro



Gabriele
05/12/13


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook