Tipos de carteira de habilitação


Tipos de carteira de habilitação

Vai tirar a habilitação? Então, confira quais os tipos de possibilidades de habilitações concedidas para os condutores de veículos.

Tipos de CNHDirigir um veículo tornou-se algo essencial nos dias atuais, sendo que diferentes pessoas sonham em comprar seus carros e motos, além de que outras podem utilizar diferentes outros meios como carreira profissional, ingressando na profissão de condutor de ônibus ou van, por exemplo, com um leque de possibilidades que tornam a carteira de habilitação um documento essencial para a vida de muitas famílias e indivíduos brasileiros.

Há diferentes tipos de carteira de habilitação que podem ser constatados, sendo que uma específica é dada para um indivíduo que apresente determinadas restrições ou enquadre-se em um padrão estabelecido.

         

Tipos de carteira de habilitação: especial

CNH especialA carteira de habilitação especial é a documentação voltada para portadores de deficiência, sendo que, mediante aos treinos e aulas que são dadas e até mesmo de acordo com a deficiência apresentada pela pessoa, é possível autorizá-la a conduzir um veículo.

Normalmente a carteira de habilitação especial é retirada por pessoas que possuem deficiência física, fazendo com que as mesmas ainda possam conduzir um veículo comum ou até mesmo possuam um automóvel adaptado de acordo com suas impossibilidades, assim podendo locomover-se para diferentes locais sem a necessidade de tornar-se dependente de transporte público ou de outra pessoa.

Um processo seletivo especial é disponibilizado aos interessados em retirar este tipo de carteira de habilitação, assim como testes e exames que são realizados para verificar se o indivíduo possui os movimentos necessários para que possa conduzir um veículo sem causar perigo aos demais.

Tipos de carteira de habilitação: provisória

CNH provisóriaA carteira de habilitação provisória é uma das mais comuns para as pessoas que estão em processo de retirada deste documento, sendo a fase inicial de uma pessoa com sua nova autorização para dirigir, ou seja, a pessoa em questão que está com a carteira de habilitação provisória é aquela que cumpriu com os testes e exames e conseguiu ser aprovada, possuindo autorização para conduzir um veículo de acordo com a categoria indicada.

A carteira de habilitação provisória possui algumas restrições, exatamente para que o período de testes com o novo condutor seja realizado, assim a pontuação de pontos na carteira não poderá ultrapassar uma infração média, não podendo cometer duas infrações médias, assim como nenhuma grave ou gravíssima, perdendo sua carteira de habilitação.

Após um ano, a carteira de habilitação provisória é substituída pela carteira de habilitação definitiva, expandindo a quantidade de pontos que podem ser atingidos pelo condutor em faltas e infrações cometidas. Ao perder a carteira de habilitação provisória, o condutor deverá realizar novamente todo o processo para a aprovação, ou seja, exames médicos, aulas teóricas e aulas práticas, como se ainda não tivesse obtido uma CNH.

Tipos de carteira de habilitação: definitiva

CNH permanenteA carteira de habilitação definitiva é dada, após um ano, para os condutores que mantiverem suas carteiras de habilitação provisórias, sendo que os pontos que poderão ser recebidos em infrações serão aumentados, permitindo que o condutor possa atingir até 20 pontos, no total.

A estabilidade da carteira de habilitação definitiva é maior, porém a mesma pode ser suspendida em determinados caso, assim como o de alcoolismo.

Quer saber mais sobre a CNH provisória? Então, assista ao vídeo no Canal do Portal ZUN no YouTube: Detran SP CNH provisória.

Veja mais sobre CNH

0 voto



Gabriele
13/12/13


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook