Sobre as redes sociais e a sociedade

Quebrando barreiras e aproximando as pessoas, as redes sociais são usadas por toda a sociedade em qualquer lugar com um sinal.

Para facilitar a convivência e a troca de informações, a tão querida e adorada internet quebrou barreiras e aproximou as pessoas. Com toda a tecnologia é possível se comunicar com familiares que moram em outras cidades, estados ou até países. E como se o mundo virtual já não possuísse tecnologia suficiente, tudo isso se torna ao alcance das mãos, mais precisamente dos dedos.

Pessoas como perfis andando

Computadores, tablets, smartphones entre tantos outros gadgets disponíveis no mercado tecnológico, tudo isso oferece a proximidade com quem se gosta. Aplicativos que as pessoas usam para se conhecer, procurar gente nova. O que toda essa tecnologia tem para oferecer?

Redes sociais e o impacto na sociedade

“Bom dia” ao acordar, o prato do dia ou o checkin no restaurante, um vídeo ou um post engraçado durante a tarde e pra finalizar um “boa noite”. Tudo isso com intervalos e tempo suficiente para ver fotos e vídeos de amigos – e até de gente que nem é tão amiga assim. Além das conversas jogadas foras e das análises de solicitações de amizade pendente.

Pessoas com celulares no Facebook

Está se sentindo só? Quer encontrar o amor da sua vida? Grupos no Facebook ou aplicativos como o Tinder ajudam a deixar a vergonha de lado e puxar um assunto qualquer, com uma pessoa qualquer, encontrada em alguma rede social nesse universo tão imenso que é a web.

A rede social e a sociedade pode se resumir em poucas palavras e ações: postar, curtir, comentar e compartilhar. São milhares e milhares de pessoas disponíveis para serem amigos, ouvir confidências, rir ou até discutir sobre assuntos sérios. É inegável que facilitou a comunicação virtual entre as pessoas, mas se a sociedade tem tanto benefício com as redes sociais, por que ainda existem tantas pessoas solitárias por aí?

Rede social ou antissocial?

Se houver interação entre as pessoas é uma rede social. Mas como chamamos o que tira o contato cara a cara entre as pessoas? O mundo da tecnologia torna as pessoas ocupadas demais em suas telas de celulares, deixando a vida passar sem perceber que tem muita coisa mais divertida do que os vídeos que recebe por WhatsApp.

Homem com notebook no banco

Pessoas passam despercebidas nas ruas, não existe mais aquele olhar diretamente nos olhos, e o que sobra é um “curtir” nas fotos do Instagram. As conversas dos barzinhos estão cada vez mais escassas, o silêncio sempre domina esse ambiente enquanto as pessoas aproveitam o tempo para retweetar alguma coisa no Twitter.

E se um dia você deixar de olhar o GPS do seu celular e pedir à informação que precisa pelas ruas? Duvida do que pode acontecer? Assista esse vídeo do YouTube:

Como tudo em excesso não é bom, dosar o uso das redes sociais com o ar puro de uma praça ou jardim ou até mesmo um dia em uma rua nem tão tranquila assim, pode ser o dia de sorte de alguém. Ou apenas um dia sem se preocupar no que postar como “boa noite” no Facebook.

Saiba mais sobre redes sociais:

27/01/15 por Ananda

   



Mais informações por email

Comentar