Skoob: a rede social para amantes de livros

O próprio nome do Skoob (books, de trás para frente) já diz: esta é a rede social em que os leitores podem ampliar sua paixão literária.

Skoob

A internet conectou as pessoas de todos os lugares do mundo e transformou radicalmente os relacionamentos sociais; este é um fato inegável. Se antigamente se pedia o telefone (e torcia para ser atendido, já que não havia caixa postal ou identificador de chamadas), hoje basta mandar um sms ou mensagem no Facebook, WhatsApp e tantos outros aplicativos. Ótimo para quem não curte muito ligações – como eu – ou não pode se encontrar pessoalmente com alguém.

É claro que essa virtualização não substitui as conversas feitas pessoalmente, e é importante manter o equilíbrio. Porém, além de nos permitir conhecer pessoas de cidades e países distantes, o que seria pouco provável sem a internet, as redes sociais promovem uma outra facilidade: a de selecionar e alimentar interesses específicos. Existem plataformas para (quase) todos, e os “devoradores de livros” – como eu, de novo - não ficam de fora.

Mais sobre Skoob: a rede social para amantes de livros

Desenvolvido no Brasil, desde 2009, o Skoob já pergunta logo na página inicial: “O que você está lendo?”. Criando seu perfil, você possui a sua própria estante virtual e pode adicionar amigos de acordo com a sua compatibilidade literária, tendo até mesmo um “paginômetro”.

Skoob 2

Para começar, selecione os livros que já possui, escolhendo a capa e a edição. Depois, marque todas as obras já lidas, as que pretende ler, as favoritas, as que está lendo (pode, inclusive, registrar seu histórico e porcentagem de leitura) e até mesmo as que abandonou antes de terminar. Existe também a Meta de Leitura, função para marcar os livros que você pretende ler ainda esse ano e deixa-los em destaque.

A característica mais interessante do Skoob é este ser construído de forma colaborativa, pelos próprios participantes. Você pode pesquisar um livro e ler inúmeras resenhas a respeito, para decidir se vale a pena compra-lo, aprofundar sua perspectiva ou preparar trabalhos acadêmicos (e, é claro, adicionar a sua própria análise pessoal). Além disso, é qualquer usuário pode adicionar uma obra ao banco de dados do site.

A interatividade não se limita à troca de opiniões: é possível também trocar os próprios livros! Elevando a categoria do perfil, promova um intercâmbio de bibliotecas e negocie envios e recebimentos com outras pessoas, economizando e livrando-se do que não quer mais.

E, como bônus, as editoras parceiras constantemente sorteiam seus lançamentos entre os membros do Skoob. O que poderia ser melhor para nossas almas leitoras? Participe da rede e prepare-se para ver sua lista de leitura aumentar dia após dia. 😉

24/03/14 por Luane Silvestre

   



Mais informações por email

Comentários

  1. U loco

    ricardo peroto

    27/01/15

Comentar