Significado das tatuagens Maori

Conheça melhor a tatuagem Maori e saiba mais sobre o significado da tatuagem de tubarão, de lagarto e de máscaras da modalidade.

Home com tatuagem de Maori

As tatuagens eram modelos de embelezamento nas tribos Maori, que se localizavam na região da Nova Zelândia, com o objetivo de contar a história da própria vida e de seu povo através das imagens, estas tatuagens eram feitas somente quando o integrante da tribo atingia a fase adulta, e este hábito permitia a leitura de atos de bravura e sofrimentos que o tribal já teria vivido. A maior valorização do indivíduo se caracterizava pela tatuagem feita no rosto, indicando que o sujeito se encontrava em alta posição social dentro da tribo, considerado como um nobre, e como cada desenho possui um significado, os mesmos traduziam determinadas circunstâncias do indivíduo.

         

Significado da tatuagem Maori de tartaruga

A tartaruga representa na cultura Maori, a família. Sendo a tartaruga um animal que reproduz centenas de filhotes, esta se tornou o maior significado de família que a tribo conseguiu identificar, além disso, a tartaruga representa longevidade, já que a mesma é capaz de atingir cento e cinquenta anos.

Tatuagem de Maori de tartaruga

Significado da tatuagem Maori de tubarão

As tatuagens de tubarão significam autodefesa, indicando ao inimigo que aquele sujeito não se considerava uma presa, mas sim um caçador voraz, se assemelhando ao tubarão que se encontra no topo da cadeia alimentar, ou seja, não existe um animal em seu habitat que seja mais forte que o mesmo. Porém, ao tatuar somente os dentes do tubarão, o significado indica que o indivíduo é feroz e perigoso.

Tatuagem de Maori de tubarão

Significado da tatuagem Maori de lagarto

Os lagartos representam proteção ao povo Maori, e isto se dá pela criação de lagartos que a tribo realizava, no intuito destes seres se alimentarem de insetos, que eram os maiores causadores de doenças na época, antes mesmo do contato com pessoas civilizadas, considerando assim uma proteção dentro do lar. Com a quantidade de insetos ingerida pelo lagarto durante o dia, a possibilidade de o indivíduo Maori ser infectado por algum mosquito, besouro ou outro tipo de inseto se tornava menor.

Tatuagem de Maori de lagarto

Significado da tatuagem de máscaras Maori

Conhecidas também como Tikis, as tatuagens de máscaras serviam principalmente para intimidar o inimigo, já que estas máscaras estão relacionadas a deuses e danças tribais de invocação de forças, devendo assim o inimigo considerar o sujeito tatuado como um aliado forte dos deuses.

Em determinada altura do século XIX, onde as tribos Maori já haviam sido descobertas pela civilização, se tornou item de colecionador entre a alta sociedade se tornando então um comércio sangrento.

Tatuagem de Maori de máscara

Estas cabeças com rostos tatuados eram somente de homens de alta posição nas tribos, sendo assim, durante as batalhas entre as tribos era comum que o inimigo perdesse a cabeça, e a mesma era conservada em urna sagrada, porém, a civilização trouxe suas peculiaridades, sendo assim, as cabeças se tornaram fontes de renda para as tribos Maori, o que gerou uma matança entre as tribos para que cabeças com rostos tatuadas fossem vendidas, e mesmo se não houvessem tatuagens, as mesmas passaram a ser feitas posterior a morte para que fossem vendidas em troca de armas de fogo.

As tatuagens Maori possui um significado milenar de acordo com que as tribos viviam, então quando for fazer uma dessas tatuagens desse povo primeiramente, pesquise o que cada uma delas significa e escolha um bom profissional para desenha-la.

No vídeo do Canal do Portal Zun no Youtube você confere mais sobre Tatuagens masculinas e seus significados:

TATUAGENS MASCULINAS E SEUS SIGNIFICADOS

Leia mais sobre tatuagens

0 voto



Gabriele
25/10/13



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página