Queimadas no meio ambiente

Conheça as consequências das queimadas no meio ambiente e entenda melhor como evitá-las de modo seguro e até mesmo individual.

Causa das queimadas

A preocupação com o meio ambiente tornou-se cada vez mais importante, fazendo com que muitas pessoas tornassem-se sustentáveis, praticando métodos e ações ecologicamente corretas, fazendo com que a natureza seja o principal foco, tanto para indivíduos, quanto para empresas que também promovem tais ações contra diferentes tipos de problemas que podem afetar nossa vida diretamente.

         

As queimadas são um dos principais fatores que pode causar prejuízos ao meio ambiente, fazendo com que haja a preocupação contra a prática deste tipo de ação, pois estas liberam gases tóxicos que podem poluir a atmosfera, fazendo com que diferentes fenômenos ambientais possam acontecer como consequência, trazendo riscos ao nosso cotidiano e saúde em geral.

Consequências das queimadas no meio ambiente

Há uma série de prejuízos que são causados pelas queimadas, sendo que um deles é o empobrecimento do solo, fazendo com que o mesmo, mediante a esta prática, desgaste-se, em que este seja adequado para o plantio e agricultura, por exemplo, devido aos resquícios que localizam-se no terreno.

Consequências das queimadas no meio ambiente

O aquecimento global também é uma das principais consequências das queimadas no meio ambiente, fazendo com que a natureza fique gravemente prejudicada com a emissão de gases poluentes que podem agravar a situação atual do aquecimento global, podendo resultar no efeito estufa.

A poluição em geral também pode ser outro aspecto a ser destacado como consequências das queimadas no meio ambiente, sendo que a poluição do ar, pelos gases tóxicos emitidos com a prática, assim como a poluição do solo, já tratada acima, podem ser comprovadas como resultados prejudiciais.

A redução da umidade do ar e do solo também é significativa com a prática de queimadas, podendo notar esta consequência por meio da contaminação e infertilidade do terreno.

Resultado das queimadas

Por fim, também há a devastação de espécies e animais e vegetais que, anteriormente, residiam na área, destruindo seu habitat com as queimadas e promovendo a extinção de cada vez mais espécies que podem até mesmo ser desconhecidas nos dias atuais. Em suma, pode-se visualizar que as consequências das queimadas ao meio ambiente são extremas e terríveis, havendo alguns métodos para evitar este tipo de ação.

Como evitar queimadas no meio ambiente

Para que as queimadas possam ser evitadas, sem que as mesmas afetem a natureza e o meio ambiente, há algumas práticas que podem ser colocadas em ação, permitindo que o clima seco e chuvas constantes não possam afetar o ecossistema.

Diga não as queimadas

Primeiramente é necessário que o homem, por si só, não promova as queimadas, evitando quaisquer tipos de devastações, o que acontece, ainda, em muitas regiões não somente do Brasil, assim como em outros países.

Jogar restos de cigarro em terrenos com vegetação também poderá contribuir com a incidência de queimadas, devendo evitar esta prática, assim como também deve-se atentar às latas de metal e garrafas de vidro que são deixadas em locais impróprios, pois estes materiais podem queimar com facilidade, principalmente com o clima seco e altas temperaturas.

Evitar queimadas

Um caso que é muito comum é quando as pessoas jogam lixo de seus carros na rua, sendo que estes podem ser motivos das queimadas, devendo carregar um pequeno saquinho no automóvel para que seja possível descartar embalagens e diferentes outros objetos inutilizados nos locais corretos. Balões, ao chegarem ao solo, poderão causar queimadas, devendo evitar esta forma de entretenimento e até mesmo cultura para priorizar o meio ambiente.

Quer saber mais sobre as queimadas? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

Momento Ambiental - Queimadas

Veja mais sobre as queimadas

0 voto



Gabriele
05/12/13



Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página