Por que salvar o meio ambiente?

Saiba por que é importante salvar o meio ambiente, visto que ele é essencial para que haja vida humana e animal no planeta Terra.

meio-ambiente

Ao longo da última década, cada vez mais se pensou e ouvir falar em “salvar o meio ambiente”. Isso porque o atual estado do planeta despertou a chamada consciência ambiental, frente aos fortes problemas climáticos que abalaram o mundo, indo desde a instabilidade do tempo, até as catástrofes, como os tsunamis.

Frente isso, o homem passou a enxergar a importância de preservar e cuidar do planeta, antes que a vida se torne impossível na terral. Mas, por mais programas que o governo faça para a preservação, e independente das campanhas na mídia, ainda existem perguntas que precisam ser respondidas.

O que é meio ambiente?

Você com certeza já ouviu falar em meio ambiente, mas sabe o que significa? Por meio ambiente entendemos todo espaço habitado por vida que forma um sistema, ou seja, existem muitos meios ambientes. Por exemplo, o meio ambiente social, formado pelo espaço onde vivemos.

E existe também o meio ambiente ecológico, que se refere ao espaço natural, mais precisamente, ao espaço de mata, animais, e demais elementos da natureza, onde o homem não tenha exercido influência.

Homem segurando uma árvore

E é sobre segundo meio ambiente que a maior parte dos comerciais que você viu e das aulas que assistiu tratam. É o ambiente da vida selvagem, que existe segundo um equilíbrio próprio. Ele não é formado só por animais, mas por plantas também, por rios, mares e montanhas. Todos esses elementos somados criam uma cadeia, ou seja, um biossistema, que em última instancia forma o que denominamos de meio ambiente.

Por qual razão devemos salvar o meio ambiente?

Embora, existam diversos tipos de meio ambiente, todos eles estão interligados para formar um meio ambiente maior ainda. E é nesse meio ambiente universal que toda vida está concentrada. Como já dissemos, o meio ambiente existe regido por determinadas regras próprias. Quando essas regras são abaladas, seja pela intervenção humana, seja pela poluição, o meio ambiente como um todo sofre oscilações.

Essas oscilações, enquanto abalo da ordem natural, resultam em anomalias, que nada mais são que respostas naturais aos males sofridos. Infelizmente, essas respostas quase nunca são pacificas, e quando a natureza responde é com violência. Daí muitas tempestades, tsunamis, deslizamentos, etc., que criam problemas não só para a natureza, mas para o homem também.

Salvar o planeta é agora ou agora

Outro impacto do meio ambiente deteriorado é a extinção de espécies inteiras de animais e de plantas, que deixam de existir devido à irresponsabilidade humana muitas vezes. Assim, existe a possibilidade, por exemplo, de a planta que poderia ser a cura para o câncer já ter sido extinta. Isso tudo mostra que a vida na terra está interligada, criando o já mencionado meio ambiente universal.

Quando um meio ambiente, qualquer um, é destruído, ele coloca em jogo o equilíbrio do meio ambiente universal, e deste modo todas as formas de vida estão sujeitas às consequências, e todas sofrem os efeitos.

É bobagem pensar que o desaparecimento de uma espécie não afeta o homem, seguindo a linha errônea de pensamento que afasta o homem da natureza. Somos parte desse planeta, e como tal, caso o meio ambiente seja destruído, podemos destruir a nós mesmos.

Assista ao vídeo abaixo, e entenda melhor por que salvar o meio ambiente:

Leia mais sobre meio ambiente

07/01/14 por Andre Moreira

   



Mais informações por email

Comentar