paisagens culturais e naturais

Conheça as diferenças entre paisagens culturais e naturais, confira alguns exemplos de cada vertente do Brasil e do Exterior.

Taj Mahal

É muito comum ouvirmos falar sobre paisagens, poucas pessoas sabem que há dois tipos de paisagens: as naturais e as culturais, elas estão espalhadas por diferentes países e regiões, sendo possível notar uma diversidade imensa de construções e até mesmo resultados que são proporcionados sem qualquer interferência. Tanto as paisagens culturais, quanto as naturais, são muito admiradas pelos brasileiros e por diferentes outras nações do mundo, fazendo com que algumas, por sua beleza estonteante, sejam consideradas como maravilhas mundiais, além de que outras se baseiam em tipos de solo, clima, entre outros.

                       

Diferença entre paisagens culturais e naturais

Como citado acima, há dois tipos de paisagens disponíveis em diferentes locais do mundo, estas são denominadas como culturais e naturais. As paisagens culturais são aquelas construídas pelos homens, ou seja, que possuem mão de obra para que possam ser efetivamente realizadas, assim como viadutos, casas, arquiteturas variadas, prédios, entre outros exemplos, fazendo com que a interferência ocorra neste tipo de paisagem, sem que a mesma possa agir por si só.

Chapada Diamantida e Cadetral da Sé

As paisagens naturais, em contrapartida, são feitas sem qualquer interferência do homem, ou seja, são resultados de elementos naturais que unem-se e difundem-se para formar uma bela paisagem, fazendo com que não haja mão de obra qualquer. Alguns exemplos são cachoeiras, lagos e até mesmo climas e solos que são formados por meio de aspectos completamente naturais.

Paisagens culturais e naturais do Brasil

Há várias paisagens culturais e naturais que podem ser encontradas no Brasil, elas podem ser encontradas em diferentes regiões do país, possibilitando a visualização por moradores ou visitantes interessados que se encaminham até o local para conferir a estética interessante e surpreendente.

Paisagem cultural Planalto Central

As paisagens naturais mais conhecidas do Brasil são: Amazônia, Mangues, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, além das várias praias que estão constadas em diferentes locais e estados de todo o país. Há as paisagens culturais brasileiras, é possível ressaltar os prédios enormes de Brasília, considerados arranha-céus, assim como o Vale do Ribeira e o Parque Histórico das Missões, todos construídos com a mão de obra dos homens.

Paisagem natural vitória-régia Amazônia

Paisagens culturais e naturais do exterior

Em outros países, também é possível notar uma variedade de paisagens culturais ou naturais, algumas das naturais são: A Onda, em Utah, nos Estados Unidos; Lago Crater, em Oregon, nos Estados Unidos; Pirâmide Ball, na Austrália; O Grande Buraco Azul, em Belize; Tsingy, no Parque Nacional de Ankarana, em Madagascar, Buraco da Floresta Tropical, no Parque Nacional Jaua-Sarisarinama, na Venezuela; Anfiteatro Bryce, no Parque Nacional Bryce Canyon, em Utah, nos Estados Unidos; Bacia Badwater, no Vale da Morte, na California, nos Estados Unidos; Lago Hiller, na Austrália; Pedras Deslizantes, no Vale da Morte, na California, nos Estados Unidos, entre outros.

O Grande buraco azul

Em questão de paisagens culturais, é possível destacar até mesmo algumas maravilhas do mundo, assim como a Mausoléu de Halicarnasso e Jardins suspensos da Babilônia que fazem parte da antiga lista e Cristo Redentor e Taj Mahal que fazem parte da nova lista.

Cristo de Redentor Baia de Guanabara

Há várias paisagens culturais e naturais espalhadas por todo o mundo, permitindo que os visitantes possam admirá-las e conhecer cada vez mais sobre diferentes lugares incríveis do Brasil e do mundo inteiro, tanto criadas pelos homens, quanto feitas de forma completamente natural.

No vídeo a seguir, confira belíssimas imagens de paisagens naturais e culturais ao redor do mundo:

Paisagem Natural & Cultural..

Mais sobre paisagens

Nenhum voto, seja o primeiro



Gabriele
28/10/13


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook