Os tipos de faculdade

Bacharelado, licenciatura ou tecnólogo? Entenda melhor os tipos de faculdades e saiba qual escolher sem mais problemas e dúvidas.

Os tipos de faculdadesFazer uma faculdade é um dos grandes sonhos de muitas pessoas que desejam ingressar no mercado de trabalho com os conhecimentos suficientes para sua aplicação na prática, podendo contribuir para o desenvolvimento de uma empresa e adquirir cada vez mais habilidades que podem lhe acrescentar futuramente.

Há três tipos de faculdade para a escolha dos estudantes, estes, de acordo com o plano de carreira que traçaram e com a área de atuação que desejam seguir, poderão escolher pela melhor vertente, que mais lhe agradará ao ingressar no mercado de trabalho.

                       

As vertentes estão separadas em: bacharelado, licenciatura e tecnólogo, cada uma destas faculdades possui formação específica para determinado campo de atuação.

Tipos de faculdade: tecnológico

TecnólogoA faculdade com curso tecnológico, também chamado de tecnólogo, é uma instituição de ensino que oferece cursos para suprir necessidades rápidas e ingressar de forma mais ágil no mercado de trabalho, conseguindo uma formação mais eficaz e que possa capacitar um profissional para sua atuação em diferentes tipos de empresas.

Com o mercado de trabalho em crescente demanda de profissionais qualificados, a faculdade tecnóloga se torna uma opção para aqueles que anseiam por boas oportunidades, podendo investir em um curso que, normalmente, possui duração de dois anos, podendo chegar a quatro anos. O curso tecnólogo se assemelha com o técnico, porém, além das práticas, é dada também a teoria, abrangendo “o que fazer?” e “por que fazer?”.

Normalmente, ao ingressar em uma faculdade com curso tecnólogo, é necessário complementá-lo com um estágio supervisionado, conquistando ainda mais habilidades e conhecimentos sobre a área de atuação.

Tipos de faculdade: bacharelado

BacharelO curso de bacharelado é um dos mais comuns, ele permite oferecer uma ampla base científica, além de abranger profissões diversas, porém com maior duração, podendo atingir de quatro anos até cinco anos e meio, por exemplo, de acordo com a área de atuação escolhida.

O título para o curso de bacharel somente pode ser obtido quando o aluno cursar determinada universidade que for reconhecida pelo MEC, fazendo com que sua profissão também possa ser reconhecida no mercado de trabalho ao se tornar um bacharel.

A faculdade de bacharelado disponibiliza a opção para que, após concluído o curso, os interessados possam prosseguir em cursos de pós-graduação nas vertentes de stricto senso e lato sensu, referentes, respectivamente, ao mestrado e especialização.

Tipos de faculdade: licenciatura

LicenciaturaA licenciatura é um tipo de faculdade específica para as pessoas que desejam se engajar na profissão de professores, estes, com a obtenção do certificado de conclusão do curso, poderão iniciar na vida pedagógica, ingressando em uma área que possua relação com o campo estudado.

As habilitações de cada curso, para se tornar professor de determinada matéria, deverão ser consultadas com a universidade escolhida, verificando quais as possibilidades em sua carreira de trabalho que você poderá obter com este tipo de formação.

A duração da faculdade de licenciatura é variável de acordo com o curso escolhido, podendo durar de três até cinco anos, o título de licenciatura também só será aceito, caso o estudante cursar uma universidade reconhecida pelo MEC. A possibilidade de realizar cursos de pós-graduação também está presente após obter a licenciatura.

Diferenças entre bacharel, tecnólogo e licenciatura

Quer saber mais sobre os tipos de faculdade? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

Especial Faculdades: Tipos de cursos (3/3)

Veja mais sobre faculdade

1 voto

Gabriele
06/12/13



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook