O que é título de eleitor?

Confira detalhes sobre esta documentação, necessidade em obtê-la, como tirar o seu e informações úteis sobre título de eleitor suspenso.

Adolescentes mostrando título de eleitor

Há vários documentos que devem ser emitidos por diferentes pessoas para que elas possam exercer seu papel e ser reconhecidas como cidadãs. Estes documentos geralmente servem para que os cidadãos usem os para finalidades determinadas ou até mesmo possam ser usufruídos para conquistar benefícios e vantagens variadas, observando a importância de cada um destes registros que devem ser feitos em órgãos especializados.

                       

O título de eleitor é um dos mais importantes e tornou-se obrigatório quando uma pessoa atinge sua maior idade, esta já com 18 anos de idade completos, é obrigada a votar, assim devendo retirar seu título de eleitor para que este processo possa ser feito, tornando-se um direito do cidadão e uma forma de promover a participação de todos. Mesmo que o título de eleitor seja obrigatório para as pessoas a partir dos 18 anos, o mesmo poderá ser retirado por adolescentes com 16 anos, eles podem iniciar seus direitos como cidadão a partir desta faixa etária.

Como tirar título de eleitor?

O título de eleitor deverá ser tirado por meio do órgão especializado na emissão deste tipo de documento em sua cidade, estes são chamados de Centrais de Atendimento ao eleitor ou até mesmo em Cartório Eleitoral, optando por alguma unidade que distribua este tipo de serviço ao solicitante. Caso em sua cidade não possua qualquer uma destas unidades, é necessário verificar qual o município mais próximo para que você possa efetivar a emissão e retirada de seu título de eleitor.

Ao cadastrar-se em um Cartório Eleitoral, você deverá dispor de alguns dados e documentos, afirmando sua identidade, o comprovante de residência também é necessário para que uma pessoa possa ser encaminhada à escola mais próxima que promove as eleições, usufruindo do conforto e comodidade.

Título de eleitor

Para que serve o título de eleitor?

Como o próprio nome acusa, o título de eleitor é um documento que disponibiliza o direito de um cidadão ao voto, ele poderá cumprir com suas obrigações como parte da sociedade ao optar por um candidato que, possivelmente, possa trazer benefícios ao país, estado ou município, de acordo com a eleição promovida no momento. O título de eleitor deverá ser apresentado no momento da votação, conforme a relação de nomes que é dada para verificação do voto, será necessária a assinatura ou digital do indivíduo para que o mesmo possa prosseguir com os procedimentos corretos.

Urna de votação

O que é título de eleitor suspenso?

O título de eleitor suspenso não oferece o direito do documento ao proprietário, há diferentes atividades e procedimentos que possam classificar o título de eleitor como inválido. O primeiro motivo é o óbito do eleitor, fazendo com que o título torne-se inválido, assim como a duplicidade de títulos, retirando dois títulos em cartórios diferentes.

Regularize o seu título de eleitor

A perda dos direitos políticos e o ato de não votar por três eleições consecutivas também acusa o título de eleitor como suspenso ou cancelado, assim como a possibilidade do município onde o eleitor optou por votar for submetido ao processo de revisão eleitorado, sem que o indivíduo compareça ao cartório para realizar esta revisão.

Para mais informações sobre o título de eleitor assista ao vídeo abaixo:

Saiba mais sobre título de eleitor

Nenhum voto, seja o primeiro



Gabriele
02/12/13


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook