O que é o carnaval?

O carnaval é uma época muito esperada para muitos brasileiros. Mas, você sabe como essa festividade surgiu? Então, veja sobre o assunto.

Carnaval O Brasil é mundialmente conhecido como o país do carnaval. Nossa música, nosso ritmo, nossas cores, encantam o mundo inteiro. Mas nem só de gringos se faz o carnaval por aqui.

A verdade é que a folia já é paixão nacional, e parte indissociável de nossa cultura. E embora não seja verdade que todo brasileiro nasça com samba no pé, é verdade que a maioria esmagadora da população aguarda com expectativa os sete dias de festa para agitar a vida. E se você quer saber mais sobre essa festa, confira.

                       

Origem do Carnaval?

Embora o espírito carnavalesco lembre a todos nós de muita alegria, dança, fantasias, e alguns excessos ocasionais, sua origem é muito diversa do espírito de hoje. Originalmente, o carnaval era uma festa pagã, que tem sua origem desde antes de Cristo, de uma forma rudimentar, onde o povo romano festejava a colheita das uvas para o vinho, e a fertilidade, sendo muito associada com Baco, o deus do vinho. Posteriormente, quando a Igreja Católica se consolidava enquanto instituição, ela usou muitos desses elementos da cultura pagã para alcançar o público, que ainda demonstrava certa resistência às novas doutrinas, naquele que foi um período de transição ao longo dos primeiros séculos desta era.

Origem do carnaval

Agora, o carnaval era ligado aos ritos e dogmas do cristianismo, e passou de uma festa de extravagância para um período de observação e devoção, voltada para a adoração religiosa. E por quase mil anos o carnaval foi observado como um período sagrado, ainda que houvessem festas mais leves, e seja dessa época o surgimento das máscaras. Com a chegada da renascença e o apogeu das artes cênicas, o povo voltou novamente para as ruas, agora caracterizados de personagens, e assim o carnaval de rua nasceu. Mas a forma do carnaval tal qual conhecemos hoje só foi concretizada durante o século XIX.

O que são as escolas de samba

Atualmente, o carnaval é divido em duas formas: a festa na rua, e o desfile das escolas de samba. Essa segunda modalidade é a que torna nosso carnaval tão conhecido no mundo. Com um orçamento milionário, as escolas de samba são entidades que organizam anualmente um desfile temático para apresentarem-se nos sambódromos.

Desfile do carnaval

Ao longo do ano que antecede o desfile é montado uma coreografia, e abre-se as portas para alunos que desejam desfilar na pista, e assim um instrutor é responsável por preparar o público para ocupar as diferentes posições da escola.

Como é comemorado

Enquanto o carnaval das escolas de samba é voltado para a arte, e realiza-se em espaço fechado, diante do público, o carnaval também é comemorado na rua. Do norte ao sul do país foliões se reúnem nas ruas para dançarem, seguindo trios elétricos, organizados em blocos, ou apenas seguindo a multidão.

Mestre sala e porta bandeira

Esse modelo de carnaval popular remete aos tempos da renascença, e é praticado por todas as classes sociais sem distinção até os dias de hoje. A preocupação com os passos, e a fantasia é menor que no caso das escolas de samba, e aqui o objetivo é se divertir.

Quer saber mais sobre o carnaval? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

Veja mais sobre o carnaval

Nenhum voto, seja o primeiro



Andre Moreira
12/02/14


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook