O que é estudo dirigido?

Entenda o conceito de estudo dirigido, como fazê-lo, e diversas dicas muito úteis sobre este tipo de desenvolvimento educacional.

professora e alunos

Compreende-se por estudo dirigido o fato de que o professor passa de educador a estimulador de raciocínio, podendo assim aplicar questões e exercícios que promovam uma descoberta, incentivando uma atividade intelectual para o aluno, que passa assim a compreender de melhor forma os fatores estudados. O estudo dirigido permite que o aluno compreenda dentro de seu tempo, ou seja, cada pessoa possui um ritmo, uma velocidade de compreensão, sendo assim o estudo dirigido uma forma de respeitar este tempo em que o aluno leva para compreender as circunstâncias aplicadas durante o estudo.

Conceito de estudo dirigido

O conceito de estudo dirigido se baseia na orientação cognitiva que visa o entendimento do aluno de forma funcional, podendo ser feito em grupos ou de forma singular, de modo que solucionem os problemas que são impostos, podendo assim obter maior raciocínio e compreensão do que está sendo estudado.

Mais sobre o que é estudo dirigido?

professora e aluno

As discussões a respeito do assunto encaram o estudo dirigido como uma forma autodidata de aprendizado, porém, há o contra argumento, de que a aprendizagem autodidata não possui a orientação do professor, que estimula as questões e ferramentas mentais para a solução do problema.

Como fazer o estudo dirigido

É essencial que o professor escreva a definição do que se trata a matéria no quadro para o acompanhamento geral da turma, e a partir de então deve ser consideradas as anotações a respeito do que é explicado, para então poder ser aplicados os exercícios de raciocínio, que podem ser abordados em grupos, duplas ou sozinhos, porém, o ideal é que estas evoluções de raciocínio comecem a ser feitas em grupo, de modo que os alunos percebam novas formas de raciocínio provindas dos colegas.

menina estudando

Tudo deve ser discutido dentro da sala de aula antes que a resposta seja revelada, questionando a linha de raciocínio que foi utilizada pelos alunos para obter a resposta que encontraram, sendo assim, o debate se torna a parte mais importante, em que o aluno poderá avaliar por si se o raciocínio esteve correto ou não.

Dicas de estudo dirigido

É importante que o aluno tenha ferramentas de pesquisa, sejam livros, computadores conectados a internet, anotações ou ainda considerações do professor a respeito do assunto, desta forma, o exercício poderá fluir de forma mais natural. A comunicação entre professor e aluno deve ser aberta, podendo ambos se tornarem participativos em questões e considerações, de modo que durante o debate ou durante a explicação o aluno poderá questionar métodos e considerações, para um melhor entendimento.

menina lendo livro para colegas na sala

Promover o debate entre os grupos também desperta novos horizontes de raciocínio, onde por muitas vezes será solicitado o esclarecimento do assunto pelo professor, sendo assim o mesmo deverá acompanhar todo este processo e avaliar seus alunos assim como o desempenho de cada participante do debate. Podem ser feitas fichas de preenchimento para que a turma opine sobre a aula, podendo o professor basear-se nas opiniões dos alunos a respeito de adaptações e modificações na condução das aulas, podendo ainda obter conhecimento sobre as facilidades de compreensão de cada aluno.

Saiba mais sobre estudo

25/10/13 por Gabriele

   



Mais informações por email

Comentar