Mitose e Meiose Resumo

Você sabe como ocorre uma divisão celular? Então, atente as informações e veja como acontecem os processos celulares de meiose e mitose.

Meiose e Mitose

A biologia reúne uma série de características e vertentes que podem ser estudadas pelos interessados, permitindo que os mesmos tornem-se especialistas em suas áreas profissionais, além de descobrir cada vez mais detalhes que ainda não eram conhecidos pela ciência.

                       

Além dos próprios pesquisadores e especialistas, diferentes características e matérias da biologia são dadas na disciplina para que os alunos possam aprender e compreender as diferentes especificidades existentes dentro de uma só disciplina.

Um dos campos estudados é a divisão celular, sendo que há duas vertentes que podem ser destacadas, sendo chamadas de: mitose e meiose, dois processos que possuem suas próprias funções e características, devendo ressaltá-las para a possível identificação.

Como acontece a Meiose

A meiose é processo de divisão celular que recebe grande destaque pela possibilidade e diferenciação que ocorre em relação ao número de cromossomos, fazendo com que, de acordo com as etapas, seja possível notar a baixa de cromossomos nas células que foram criadas no organismo de um ser, fazendo com que este seja a principal característica do processo.

Em suma, pode-se comprovar que a meiose é processo da célula diploide que, mediante as transformações que são geradas, é possível obter a criação de quatro células denominadas como haploides.

Neste processo, os cromossomos são perdidos, fazendo com que esta quantia seja reduzida pela metade, ocorrendo sua divisão, constatando duas fases importantes para que a meiose possa ser concretizada.

Meiose

Na primeira fase na divisão celular denominada meiose, é possível constatar que os cromossomos são reduzidos, ou seja, é nesta etapa que a quantia é dividida, fazendo com que as células separem-se em dois.

Na segunda etapa é possível constatar a divisão da mesma células em quatro, fazendo com que seja gerado o resultado final da meiose, além de que, com esta nova divisão, os cromossomos permanecem os mesmos da primeira fase, sem que sejam novamente reduzidos, ou seja, somente tornando-se metade do período inicial.

De acordo com o grupo de organismos que sofre com a meiose, é possível constatar uma série de momentos em que este tipo de divisão celular pode acontecer, variando de acordo com o ser, podendo constatar o processo que ocorre logo após a transformação de gametas, produção de esporos ou até mesmo formação do zigoto.

Como acontece a Mitose

Diferentemente da meiose, constatando um processo totalmente oposto, é possível identificar a mitose, sendo que um de seus principais fatores é que a célula em questão não sofre qualquer tipo de redução, permanecendo com a mesma quantidade de cromossomos em relação à sua fase inicial.

A mitose pode ser considerada o processo de divisão celular, sendo que este procedimento ocorre por meio de uma célula eucarionte que, como resultado, origina em duas células-filhas cromossômicas e geneticamente iguais à inicial, fazendo com que seja possível a “cópia”.

Mitose

Há vários processos que fazem parte da mitose, assim como: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

Tanto a meiose, quanto a mitose são tipos de processos de divisão celular, sendo que os mesmos possuem suas próprias características, um deles com a divisão e redução de cromossomos, enquanto outro permite realizar células geneticamente idênticas.

Quer saber mais sobre a Mitose e a Meiose? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

Biologia - Divisão Celular (Mitose e Meiose)

Veja mais sobre mitose e meiose

Nenhum voto, seja o primeiro



Gabriele
11/12/13


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook