Manchas na pele: o que pode ser?

Se você está com manchas vermelhas, roxas, marrons ou esbranquiçadas na pele, conheça as possíveis causas e procure um dermatologista.

Existem diferentes tipos de manchas que podem surgir na pele, e cada um pode estar relacionado a mais uma variedade de doenças ou alergias.

Se você está com manchas vermelhas, roxas, marrons ou esbranquiçadas na pele, confira algumas das possíveis causas e procure um médico que lhe recomende o tratamento mais adequado.

Mulher olhando pele no espelho

O que podem ser manchas vermelhas na pele?

As manchas vermelhas que surgem no corpo podem estar aliadas a vários fatores, como simples alergias ou casos mais complexos e sérios como câncer de pele. As Eczemas, por exemplo, têm como característica o surgimento de bolhas em todo o corpo e que coçam muito, e sua principal causa são as alergias. O Lúpus, que também tem manchas vermelhas como sintoma, é uma doença rara provocada pelo desequilíbrio do sistema imunológico e que precisa de um acompanhamento médico cuidadoso e de tratamento especial.

Já no caso da Hanseníase, conhecida por muitos ainda como Lepra e causada por um parasita que ataca a pele e os nervos, as manchas na pele além de vermelhas também podem ser esbranquiçadas, sem dor. As manchas vermelhas provocadas pelo câncer de pele, por sua vez, geralmente surgem nas regiões expostas ao sol, como o rosto, nariz e orelhas. Dependendo do estágio da doença, podem sangrar e o aumento de tamanho é rápido, conforme a progressão.

Dermatologista analisando pele de paciente

O que podem ser manchas roxas na pele?

O principal fator para o aparecimento de manchas roxas na pele são batidas ou traumas sofridos na região, como pancadas ou quedas. Porém, quando não é possível explicar o motivo do aparecimento de um hematoma, é provável que exista algum problema no seu organismo. Se as manchas roxas na pele coçam, o mais provável é que sejam sinal de manifestação de uma alergia pelo uso de algum produto (cremes, hidratantes, etc) ou de medicamentos. Podem ser também provocadas pela própria ingestão de alimentos como chocolate ou leite, significando intolerância de seu organismo.

Se as manchas roxas doem, porém, é sinal de uma lesão superficial provocada que ocasionou o rompimento de algum vaso sanguíneo ou a Púrpura, doença caracterizada pela baixa quantidade de plaquetas sanguíneas.

O que podem ser manchas marrons na pele?

As manchas marrons encontradas na pele são na maioria das vezes pintas ou sardas. Além disso, podem surgir durante a gravidez ou no envelhecimento, devido à distribuição alterada da melanina (que normalmente está distribuída de maneira uniforme por toda a epiderme).

Mais sobre Manchas na pele: o que pode ser?

Contudo, se surgirem manchas marrons na pele, é recomendado sempre procurar um médico, pois em alguns casos elas podem significar algum tipo de câncer de pele como, por exemplo, o Carcinoma Basocelular, facilmente curável, ou o Carcinoma das Células Escamosas, que tem a possibilidade de passar para outros órgãos.

Pessoa recebendo tratamento de pele

O que podem ser manchas esbranquiçadas na pele?

O principal fator que provoca manchas esbranquiçadas na pele são as estrias, cuja causa é o efeito sanfona (engordar, emagrecer e voltar a engordar), pois com isso acontece o rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele.

Contudo, as manchas esbranquiças podem surgir por outros motivos, tais como a Leucodermia solar, que trata-se de lesões provocadas pelo sol em áreas expostas por muito tempo ao longo da vida de uma pessoa e que acabam afetando os melanócitos, e a Pitiriase Versicolor, dificilmente conhecida por seu nome original e sim como "Micose", provocada por um fungo que se fixa, principalmente, em áreas onde ocorre sudorese ou muito oleosas.

Embora tenha uma ideia de qual pode ser a causa de suas manchas na pele, nunca faça uso da automedicação e sempre consulte um profissional antes de consumir qualquer produto. Cuide bem de sua pele, pois o maior órgão do corpo humano precisa estar sempre saudável.

Saiba mais sobre manchas na pele



Mais informações por email.

Comentar sobre Manchas na pele: o que pode ser?

Destaque

O que é bombinha para asma

O que é bombinha para asma