Influência da cultura espanhola

A cultura Espanhola contribuiu muito para a formação de outras. Conheça marcas desta influência em aspectos do Brasil e do mundo.

Bandeira da Espanha

Cada país ou região possui sua própria cultura, sendo que a mesma, costumeiramente, é definida de acordo com os hábitos e costumes que são cultivados pela população durante gerações, além de algumas criações que surgiram no local e, com a globalização, difundiram-se para todo o mundo, fazendo com que vários aspectos possam influenciar o dia a dia das pessoas.

Influência da cultura espanhola no Brasil

No Brasil, é possível destacar várias das influências da cultura espanhola que foram adaptadas para os brasileiros, fazendo com que a presença dos espanhóis nas terras marcasse grande parte destes aspectos que, até hoje, estão presentes em nosso cotidiano. A dança e a culinária, por exemplo, são duas das influências que até hoje podem ser constatadas, sendo que as festas, mesmo em menor destaque, também podem ser consideradas influências espanholas. A dança, conhecida tradicionalmente como flamenco da Espanha, também está presente em alguns estabelecimentos brasileiros que disponibilizam este tipo de entretenimento e movimentos diferenciados para todos os interessados que desejam aproximar-se ainda mais da cultura dos espanhóis.

Plantação de centeio

Vinhos, massas, azeite e até mesmo o famoso churros são considerados espanhóis, fazendo com que os brasileiros, sem perceber, passassem a consumir e deliciar-se com estes pratos e bebidas. Para a parte agrícola, os espanhóis também auxiliaram os brasileiros, sendo que esta nação apresentou o cultivo do centeio e da alfafa em terras brasileiras, trazendo estes dois alimentos para que também pudessem ser “fabricados” no Brasil. Uma das contribuições mais visíveis dos espanhóis no Brasil foi para a arte, sendo que diferentes vertentes desta nomenclatura, assim como teatro, dança e culinária, foram implementadas e seguem até hoje, principalmente com o festival tradicional que ocorre em Recife, conhecido como Festival de Cinema Espanhol.

Influência da cultura espanhola na América do Sul

Dança espanhola

É possível notar que vários países da América do Sul possuem, como principal idioma, o espanhol, sendo que este aspecto dá-se devido à colonização que sofreram há muitos anos. Algumas partes da América foram colonizadas pelos espanhóis, fazendo com que os mesmos conseguissem despertar o interesse dos nativos pela cultura, implementando-a em determinadas regiões. Tais países englobam, também, influências da cultura espanhola como a dança, culinária e eventos que são produzidos, sendo conhecidos como países hispano-americanos.

Influência da cultura espanhola no mundo

Paella espanhola

Mais sobre Influência da cultura espanhola

A influência da cultura espanhola no mundo é grande, sendo que a língua tornou-se a segunda principal, somente atrás do inglês que é mundialmente falado e, muitas vezes, exigido em alguns casos. O flamenco está presente em vários países, assim como a paella, tortilha espanhola e o gaspacho que são pratos tradicionais da Espanha, com restaurantes típicos espalhados por diferentes países do mundo. A arquitetura também permitiu influenciar vários outros países do mundo, além da música tradicional que é possível perceber com batidas e ritmos próprios dos espanhóis.

A cultura espanhola é considerada muito rica diferentes aspectos, englobando culinária, danças, músicas e até mesmo arquitetura, fazendo com que a população do local conseguisse se destacar por sua diferenciação, incluindo alguns pontos interessantes, também, em outra cultura já miscigenada, como apresentada pela maioria dos territórios do mundo.

Saiba mais sobre a cultura espanhola com o vídeo a seguir.

Leia mais sobre a cultura espanhola



Mais informações por email.

Comentar sobre Influência da cultura espanhola

Destaque

Arte e cultura popular

Arte e cultura popular