História da natação sincronizada

Conheça um pouco mais sobre a natação sincronizada, a origem do esporte, as regras e as grandes equipes campeãs da modalidade.

Natação-sincronizada

Em tempos remotos era conhecida como balé aquático ou ainda natação rítmica, um esporte praticado inicialmente por homens, mas foi popularizado posteriormente por mulheres, o esporte misturara os elementos da natação, do balé e da ginástica rítmica, agregando músicas, coreografias e elementos acrobáticos dentro da piscina.

                       

Acredita-se que foi em torno de 1900 que o nado sincronizado teve seu surgimento oficial na história, porém, sua estreia Olímpica foi em 1984 nas Olimpíadas de Los Angeles, anterior a esta data, as apresentações eram somente a título de demonstração e competição.

Origem da natação sincronizada

Quem realmente popularizou a modalidade esportiva, foi uma campeã de natação chamada Annette Kellerman, que realizou apresentações nos Estados Unidos, com shows de acrobacias aquáticas, sendo então desenvolvido posteriormente, movimento de figuras associadas a músicas, para utilização em filmes de cinema.

Antes de Annette Kellerman se envolver com a modalidade, a mesma já estava sendo desenvolvida aos poucos, porém, há muitas incertezas a respeito deste esporte, sendo a Alemanha a primeira a promover um campeonato, que foi realizado em 1891. Até sua integração oficial nos jogos olímpicos, a natação sincronizada era apenas apresentada nos intervalos das competições para o entretenimento do público, aumentando assim o interesse pela modalidade esportiva.

Passos da natação sincronizada

Regras da natação sincronizada

As competições podem ser feitas em duplas ou em grupo de até oito pessoas, que são julgadas pelas coreografias que possuem maior grau de risco e dificuldade dos movimentos, além de ser julgado também o sincronismo na execução sem apresentar falhas ou esforço aparente.

São exigidas determinadas sequências de figuras que devem ser apresentadas, principalmente de acordo com as novas regras federativas que estão vigentes desde setembro de 2013 com validade até o ano de 2017. Competidores com idade inferior a quinze anos estão proibidas de participar de equipes olímpicas, devendo serem substituídas por competidoras que preencham os critérios da federação.

Grandes equipes de natação sincronizada

A equipe russa vem se consagrando na modalidade de nado sincronizado, conquistando a medalha de ouro Olímpico nos anos de 2000, 2004, 2008 e 2012 com equipe de oito integrantes, conquistou ainda medalhas de ouro nos mesmos anos com duetos.

O Estados Unidos conquistou a medalha de ouro em 1984 e 1992 com um dueto, e com equipe de oito integrantes, obteve a medalha de ouro somente em 1996, na categoria solo, conquistou as medalhas de ouro nos anos de 1984 e 1992. No dueto os Estados Unidos conquistou somente uma medalha de prata e uma de bronze, na categoria equipe conquistou apenas uma de prata e uma de bronze, e na categoria solo, somente uma medalha de prata, já a rival russa, não conquistou medalhas de prata ou bronze em quaisquer categorias.

Equipe de nado sincronizado da Rússia

Até o presente momento, o Brasil ainda não conquistou medalhas nesta modalidade esportiva, conquistando apenas o décimo segundo lugar, porém, este posicionamento é reflexo do pouco interesse em patrocínio nesta modalidade, não apresentando assim um avanço significativo no decorrer dos anos. As competições regionais e ainda pan-americanas apresentam melhores resultados quando comparados as Olimpíadas, porém, nenhuma medalha foi alcançada. Apesar do cenário, a equipe brasileira do nado sincronizado sempre está presente nas principais competições que envolvem o esporte, além de estar buscando cada vez mais evoluir.

Veja mais sobre a natação

Nenhum voto, seja o primeiro



Gabriele
25/11/13


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook