Fotos das fases da Lua

Veja quais são as fases da lua e como ela se caracteriza em cada uma delas, além disso, aprenda a identificar as suas fases de modo simples e correto.

Fases da Lua
As fases da Lua e da órbita da lua são um mistério para muitos. Porque leva 27,3 dias, tanto para girar sobre seu eixo e para orbitar a Terra, a Lua sempre mostra a mesma face. Nós vemos a Lua por causa da luz solar refletida, e a “fase”  que vemos depende de sua posição em relação à Terra e do Sol.
Apesar de ser um satélite da Terra, a Lua é maior do que Plutão. Alguns cientistas pensam nisso como um planeta (outras quatro luas do nosso sistema solar são ainda maiores), mas esse ponto de vista nunca pegou oficialmente. Existem várias teorias sobre como a Lua foi criada, mas evidências recentes indicam se formou quando uma enorme colisão arrancou um pedaço da Terra. Contudo, outros estudos apontam que a lua é mais antiga que a Terra e para isso apresentam datações que foram feitas em pedaço de pedras lunares que foram trazidas pela Apollo. Segundo as datações a lua teria 5,3 bilhões de anos enquanto que a Terra tem, aproximadamente, 4,6 bilhões.

Fotos da Lua Nova e Crescente

Lua Nova e crescente

         

A lua nova ocorre quando a Lua está posicionada entre a Terra e o Sol. Os três objetos estão em um alinhamento praticamente perfeito. Toda a parte iluminada da lua está na parte de trás da mesma, ou seja, na metade que não podemos ver aqui da Terra.

A fase crescente da lua é aquela que está entre a nova e a cheia, ou seja, é a fase onde ela volta a receber raios solares na parte que enxergamos aqui da Terra, sendo por este motivo que recebe o nome de lua crescente. Para saber se a lua que está no céu está na fase crescente basta verificar qual dos seus lados está “incompleto”, ou seja, qual o lado que está iluminado pelos raios solares. Se este for o lado oriental pode-se afirmar que a lua está na fase crescente.

Fotos da Lua Cheia e Minguante

Lua Crescente e Minguante

Em uma lua cheia, a Terra, a Lua e Sol estão em um alinhamento praticamente perfeito, assim como a lua nova, mas a Lua está no lado oposto da Terra, por isso toda a parte iluminada da mesma está de frente para nós. A parte sombreada está totalmente escondida da nossa vista.

A lua minguante é a fase da lua onde ela está diminuindo de tamanho, ou seja, a parte que recebe os raios do Sol é vista cada vez em menor escala da Terra. A fase minguante é a intermediária entre a lua cheia e a lua nova.

Se você não sabe qual foi a lua anterior (cheia ou nova) a maneira de descobrir se ela é minguante é verificar qual o seu lado que está aparecendo “incompleto”. Se for o lado do ocidente que estiver iluminado pelos raios solares significa dizer que é minguante.

Veja outros detalhes sobre os movimentos e Fases da Lua no vídeo da Nova Escola no Youtube:

Os movimentos e as fases da Lua

Veja mais sobre as fases da Lua

0 voto



Gabriele
11/09/13


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página