Fases da infância e adolescência

Fases da infância e adolescência, confira quais são as principais e mais importantes etapas e processos das crianças e dos adolescentes.

criança adulta

A vida de um ser humano possui várias etapas e processos pelos quais grande parte da população passa sem que haja qualquer interrupção em sua vida, fazendo com que seja possível desenvolver-se sem maiores problemas ou barreiras, cultivando um cotidiano comum entre outras pessoas da mesma idade, com os possíveis hábitos e práticas que são realizadas em certo período de tempo, tanto de acordo com as vontades, assim como de acordo com as necessidades.

                       

Principais fases da infância

As fases da infância são divididas de acordo com a idade de cada um, fazendo com que a pessoa se enquadre em determinados padrões que costumam ser seguidos pelo cultivo à cultura estabelecida pela sociedade ou pelas necessidades apresentadas.

Para uma criança, a primeira das fases da infância é quando a mesma nasce, possuindo de 0 a 18 meses e apresentando dependência, necessitando de um responsável para alimentar, realizar cuidados com a higiene e prosseguir com o processo de aprendizado como para andar ou engatinhar, crescendo rapidamente nesta fase, podendo até mesmo passar ao domínio da linguagem com suas primeiras palavras.

crianças sorrindo

As crianças de 18 meses a 3 anos não crescem tanto, porém passam a suprir suas necessidades sem o auxílio de outras pessoas, alimentando-se sozinhas, higienizando-se e até mesmo otimizando sua fala com palavras que possuam sentido, fazendo com que já compreendam um pouco o sentido de frases completas.

Para aquelas que possuem de 3 a 4 anos, as mesmas começam a adquirir responsabilidades, entrando na escola e explorando o mundo, aprendendo sobre a cultura local e adaptando-se aos costumes.

De 5 a 9 anos, o desenvolvimento psicológico infantil é marcante, a criança poderá apresentar uma relação emocional, social e mental, com padrões de comportamento já fixados, visualizando as noções de amizade e família, relacionando-se com outras pessoas.

Principais fases da adolescência

Na adolescência e até mesmo na pré-adolescência, que se inicia aos 10 ou 11 anos, é possível destacar algumas fases que não são divididas em questão da idade, porém de acordo com as mudanças que ocorrem no corpo de uma pessoa, fazendo com que a mesma perceba alterações em seu organismo.

A pré-puberdade, também conhecida como pré-adolescência, é a primeira das fases onde o desenvolvimento físico aproxima-se dos adultos, porém em questão emocional é possível confundir uma pessoa, com mudanças de sentimentos rápidos, descobrindo o amor e o ódio.

adolescentes sorrindo

A puberdade é a adolescência em si e ocorre por volta dos 13 anos, fazendo com que os órgãos reprodutores passem a funcionar, já em desenvolvimento para a fase adulta.

A pós-puberdade é a fase dos adolescentes de 15 e 20 anos, adquirindo maiores responsabilidades e iniciando o pensamento no futuro, visualizando detalhes como escola, profissão e até mesmo atração e relações, formando sua identidade, caráter e vertente intelectual.

Características das mudanças de fase da infância à adolescência

Para visualizar a mudança de fase da infância à adolescência basta reparar no desgosto por brinquedos e até mesmo na atração física por pessoas, fazendo com que as atitudes modifiquem-se mediante as responsabilidades que devem ser cumpridas no dia-a-dia.

Vontades, desejos e explorações de assuntos é o marco significativo, devendo atentar-se a este aspecto.

adolescentes

É possível destacar várias fases da infância e adolescência, cada uma delas com seus devidos passos e podendo notar a transformação de uma pessoa quando a mesma passa de criança para a etapa anterior à adulta.

Leia mais sobre infância

Nenhum voto, seja o primeiro



Gabriele
04/10/13



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook