Estágios da infância e da adolescência

Conheça os estágios da infância e da adolescência e saiba um pouco mais sobre quais são as fases e qual a importância de cada uma.

crianças vestidas de herois

Saber quais são as fases da infância e da adolescência e o que esperar de cada uma delas pode fazer com que estas etapas do desenvolvimento sejam um pouco mais fáceis para cada indivíduo. Para fazer a coisa certa neste momento é necessário compreender as diferentes fases, pois estas são incrivelmente valiosas para a própria criança ou adolescente principalmente porque tratam do seu aprendizado para o resto da vida. É durante a infância e a adolescência que os futuros adultos moldam o seu caráter e a sua personalidade, sendo que, por muitas vezes, acabam simplesmente por imitar os seus pais e, é por este motivo, que tanto o pai quanto a mãe são aconselhados a darem bons exemplos para seus filhos.

Os principais estágios da infância

crianças no barco

Para diversos estudiosos a infância é dividida em três fases: a primeira infância (0 aos 3 anos), a segunda infância (3 aos 7 anos) e a terceira infância (7 aos 11 anos), em cada uma dessas fases a criança passa por mudanças em sua vida, principalmente, no seu desenvolvimento cognitivo. É durante a fase infantil que há uma série de coisas diferentes e comportamentos que todas as crianças acabam passando, neste período que a criança vai crescer a um ritmo notável, ainda mais do seu nascimento até o primeiro ano de vida, segundo a maioria dos especialistas, o bebê vai crescer uma média de 2/3 de um grama por dia, isso significa dizer que até o final do primeiro ano o bebê terá triplicado o seu peso ao nascer. Quando se coloca isso em perspectiva, imagine o quanto você iria crescer se triplicasse o seu peso em apenas um ano, neste período o bebê também irá precisar de um pouco mais de sono, sendo que às vezes é possível dormir até 20 horas por dia e se alimentar até oito vezes ao dia.

De acordo com o crescimento da criança ela passará a vencer diversos marcos, e um dos mais importantes é deixar de engatinhar e passar a caminhar, a criança também vai aprender a descer e subir escadas até chegar a idade em que começar realmente a falar, em um primeiro momento, palavras isoladas e, em seguida, frases inteiras, é durante a infância que a criança será capaz de começar a rabiscar e desenhar. Para muitos pesquisadores a fase de criança termina quando ela começa a ir à escola, sendo que estes chamam esta fase de pré-adolescência. Nesta fase, a partir dos 7 anos até os 11 anos de idade uma criança irá crescer, em média, 2,5 centímetros ao ano desde que o seu sono e sua alimentação sejam adequadas para a sua idade.

Principais estágios da adolescência

garotas tirando foto

Assim como na fase infantil os pesquisadores dividem a adolescência em três fases: início da adolescência (12 aos 14 anos), adolescência média (15 aos 17 anos) e adolescência tardia (18 aos 21 anos completos). Na primeira fase, no início da adolescência, os jovens passam por mudanças corporais rápidas, pois estão passando pela puberdade e seu corpo está em plena alteração e, por conta disso, ficam muitas vezes mal-humorados. É nesta fase, também, que os novos adolescentes discordam dos pais e passam a ter a sua opinião contrária em todos os quesitos.

Na segunda fase da adolescência as principais mudanças corporais já aconteceram sendo que, no máximo, o jovem irá continuar crescendo, pois a puberdade já terminou. Se por um lado o as mudanças corporais acabaram por outro é nesta faixa etária que os mesmos estão muito preocupados com a sua aparência física e passam a maior parte do tempo se preparando e experimentando “novas imagens”. Quanto a sua relação com seus pais, nesta fase queixam-se para todo mundo de que os mesmos interferem demais em sua vida e não deixam fazer nada do que gostariam.

Mais sobre Estágios da infância e da adolescência

Com relação à terceira fase da adolescência, o desenvolvimento fisiológico está completo e o jovem passa a ter uma maior estabilidade emocional. Já com relação ao relacionamento com os pais, nesta fase os jovens percebem que eles não estavam de todo errado e voltam para o seio familiar, pois perceberam que os pais podem ser seus melhores amigos.

Características das mudanças de estágio da infância à adolescência

As mudanças da infância para a adolescência podem ser percebidas muito facilmente se considerarmos o fato de que se deixa de gostar de brinquedos e nas atitudes infantis e passa-se, nos dias atuais, a ter certa atração física pelas pessoas. Desta forma, as atitudes acabam sendo modificadas com o passar dos anos e as responsabilidades devem ser cobradas pelos pais ou responsáveis. Porém, segundo os especialistas, o marco principal na “virada” da infância para a adolescência está nas vontades e desejos, além das explorações dos mais diversos assuntos.

Quer saber mais sobre adolescência? Veja o vídeo sobre as fases da adolescência:

Leia mais sobre adolescência



Mais informações por email.

Comentar sobre Estágios da infância e da adolescência

Destaque

Sociologia da infância no Brasil

Sociologia da infância no Brasil