Dores nas costas durante a gravidez

Mais da metade das mulheres gravidez sofrem com as dores nas costas durante a gravidez. Confira dicas para acabar com esse problema.

Grávida com mãos nas costas

O sonho encantado de muitas mulheres de se tornarem mães termina se mostrando uma realidade bem menos dourada do que imaginaram. São tantas mudanças e anomalias no corpo e no temperamento que algumas chegam até a assustar e também incomodando. É o caso das dores nas costas.

Se em um estado normal, dor nas costas já é um incomodo para qualquer um, em um estado de sensibilidade como o da gravidez essa dor se torna ainda muito pior. E se você está tendo de encarar esse fardo, confira nossas dicas para melhorar seu conforto.

Dores nas costas durante a gravidez é normal?

Em uma gravidez muitas mulheres se sentem como se houvessem trocado de corpo e personalidade. E embora alguns casos sejam realmente drásticos, em suma muitos dos quadros mais incômodos e estranhos da gravidez são sim normais. E, por mais que esta não seja uma boa notícia, o fato é que as dores nas costas também fazem parte desse quadro de sintomas normais.

Estimasse que em torno de dois terços das mulheres gravidas tenham dores nas costas durante o terceiro e o quarto mês de gravidez, sendo que essa dor se manifesta e tende a se torna forte na região lombar e na região pélvica. E isso é tão normal, que estudos apontam que apenas cinquenta por cento das mulheres gravidas chegam a procurar ajuda para essa dor, ou seja, instintivamente a maioria já encara isso como algo normal e inevitável. Todavia, é preciso estar muito atento.

Essa dor nas costas pode sim vir a caracterizar um problema grave, conhecido como lombalgia, que pode inclusive se tornar um mal crônico, ou seja, por causa das dores naturais que uma mulher gravida tem, sem os devidos cuidados e atenção, essa dor nas costas pode vir a acompanha-la por toda vida. Assim, é importante em primeiro lugar procurar um médico para ter certeza do estado de suas costas, e em seguida tomar todas as precauções para ficar em dia com sua coluna.

Dores nas costas durante a gravidez: o que fazer?

Grávida fazendo exercícios

Como já foi dito, é fundamental não deixar sua coluna a Deus dará, e começar a tomar algumas medidas tanto para aliviar sua dor, como para prevenir um problema mais grave depois. Durante o período de gestação, faça o pré-natal corretamente, só assim você saberá que a sua saúde a de seu bebê está bem.

Gestantes podem sim e devem praticar exercícios físicos, desde que com o acompanhamento profissional adequado e com orientação médica também. Os exercícios contribuem para você não engordar demais durante essa fase, e para manter forte suas costas. Por sua vez, evite usar salto alto, e se você fica muito tempo em pé, mesmo no trabalho, procure achar um espaço para pequenos intervalos onde você possa sentar ao longo do dia.

Vale ressaltar que o melhor método é conversar com o seu médico, pois somente ele poderá fazer uma melhor avaliação.

Saiba mais sobre gravidez

28/02/14 por Andre Moreira

   



Mais informações por email