Do que se precisa para fazer a carteira de trabalho?

Do que se precisa para fazer a carteira de trabalho sem complicações? Saiba quais são todos os documentos e requisitos necessários.

Pessoa recebendo a carteira de trabalho

A Carteira de Trabalho e Previdência social, a CTPS, é um documento considerado obrigatório para qualquer cidadão que queira prestar uma série de serviços tanto em áreas industriais, áreas de comércio, áreas de agricultura ou mesmo trabalhos de natureza doméstica. Ela é que garante acesso a todos os direitos trabalhistas, como por exemplo, o seguro desemprego, os benefícios existentes de Previdência Social e principalmente o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A carteira de trabalho já é emitida por meio de sistemas informatizados desde o ano de 2008 integrando de forma nacional todos os dados dos trabalhadores do Brasil. O documento é bem mais resistente do que a versão anterior, feito em papel de segurança com um plástico inviolável que poderá dificultar a falsificação das informações de identificação profissional como também a qualificação do indivíduo profissional.

         

Do que se precisa para fazer a carteira de trabalho no Poupatempo?

Sede do Poupatempo

O Poupatempo é um órgão do governo do Estado de São Paulo e do Rio de Janeiro que oferecem a possibilidade da realização do documento para os trabalhadores. Para que possa fazer a sua carteira de trabalho, é interessante consultar o endereço do Poupatempo mais próximo de sua residência e ainda portar de documentos originais como CPF, RG atualizados e com fotos. A criação do documento é gratuita é um direito de todos os cidadãos brasileiros.

Do que se precisa para fazer a carteira de trabalho no sindicato?

Muitos Sindicados de empresas realizam a confecção deste documento, seja para primeiro emprego, para situações de perda ou mesmo renovação de carteira profissional. Para se certificar de todos os locais onde os sindicatos na sua cidade realizam a criação do documento que é fundamental para todos os trabalhadores brasileiros. A documentação exigida por cada sindicato pode varias, mas geralmente são pedidos os documentos básicos de identificação como Carteira de Identidade e CPF, além de comprovante de residência ou demais documentos.

Do que se precisa para fazer a carteira de trabalho no Ministério do Trabalho?

Ministério do Trabalho

O documento também pode ser feito através do Ministério do Trabalho e por isso você poderá visualizar também o endereço na sua região do local mais próximo, é interessante citar que a exigência dos documentos originais de CPF e RG bem como suas cópias devem ser entregues em qualquer lugar que é criado o documento por um padrão federal. O documento é de extrema importância e deve ser periodicamente também renovado, por isso é importante se informar na empresa que você trabalha sobre esta necessidade.

Por ser um documento obrigatório e de direito do cidadão é interessante citar ainda que existem outros lugares que você poderá fazer o documento. Alguns postos específicos, bem como delegacias, ações federais e municipais de bairros, entre vários outros locais fazem a criação deste documento que é tão importante para os brasileiros. Atualmente a foto do documento é digitalizada e por isso não é exigida uma foto de tamanho 3×4 para colocar no documento. Por este motivo não deixe de exercer a sua cidadania, faça agora mesmo a sua carteira de trabalho para garantir os seus direitos os quais todo o cidadão brasileiro merece e deve fazer jus.

Tire mais dúvidas com o vídeo a seguir.

Como tirar a carteira de trabalho

Leia mais sobre carteira de trabalho

0 voto



Gabriele
30/09/13



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook