Dinâmicas para entrevistas de emprego

Esteja bem preparado para surpresas, confira abaixo como se dar bem nas dinâmicas para entrevistas de emprego e conseguir a sua vaga.

mulher no emprego

Há um bom tempo as entrevistas individuais na maioria das empresas foram substituídas pelas dinâmicas em grupo. Além de serem mais práticas e rápidas, podendo servir como avaliação de todo o grupo a ser selecionado em apenas uma manhã ou uma tarde, a dinâmica visa avaliar os aspectos sociais e colaborativos dos funcionários a serem contratados.

                       

E essa avaliação subjetiva é baseada no fato de que é possível e rápido ensinar pessoas aspectos técnicos sobre o trabalho e torná-las aptas a uma determinada tarefa, porém é muito mais difícil e demorado ensinar aspectos humanos aos candidatos, como interação social, colaboração e trabalho de equipe. Para algumas pessoas ensinar esse tipo de matéria é simplesmente impraticável.

Como fazer dinâmicas para entrevistas de emprego?

As dinâmicas para a análise dos candidatos devem ser realizadas de forma que eles possam ser avaliados de forma individual, mas de acordo com o seu comportamento em grupo. O selecionador deve estar atento sempre às reações dos candidatos nos trabalhos solicitados, mas também deve ter especial atenção aos momentos em que qualquer dos candidatos é posto em a frente de todos.

dinâmica em grupo (2)

Isso poderá ser um termômetro da adaptabilidade daquele futuro funcionário, da sua reação à pressões e à ocasiões inusitadas. Aproveite dinâmicas e atividades que tentem levar o trabalho em grupo para o lado técnico também, para tentar verificar a confiança de cada um no que sabe.

Tipos de dinâmicas para entrevistas de emprego

Há diversos tipos de dinâmicas em grupo, e cada um desses tipos visa verificar a avaliar diferentes virtudes e capacidades dos candidatos. Os selecionadores deve ter consciência do tipo de avaliação que devem fazer para cada vaga, escolhendo as mais relevantes, já que não é possível realizar todos os tipos com um só grupo.

dinâmica em grupo (3)

Temos os exemplos do mural criativo, executado em grupo e incentivando a criatividade de cada componente, há ainda aquela história contínua que cada candidato continua com a letra inicial do nome da personagem, que visa estabelecer um ambiente em que a criatividade e flexibilidade estão aliadas à pressão do grupo. Esses são apenas exemplos que podem ser utilizados por um selecionador.

Dinâmicas em grupo para entrevistas de emprego

Podemos perceber dessa forma que o foco da seleção está mudando e para melhor, já que o selecionador fará através da dinâmica uma avaliação mais completa daquele profissional. Essas dinâmicas de grupo são bem flexíveis e o selecionador poderá adicionar itens técnicos a qualquer uma delas, de acordo com a exigência da vaga, no entanto, essas dinâmicas de grupo não são o momento nem a oportunidade ideal para que seja realizada uma avaliação técnica daquele profissional, já que existem muitos fatores a serem considerados em uma avaliação de grupo.

dinâmica em grupo

Os fatores sociais e comportamentais influenciam muito no desempenho em uma prova técnica se ela é realizada em grupo, mesmo que o clima seja agradável. Há vagas, portanto, que pedem uma avaliação mais completa e minuciosa do candidato na parte técnica, para que se possa ter uma ideia do nível de conhecimento que aquele candidato tenha sobre o trabalho. Mesmo que seja mais fácil ensinar a parte técnica que a parte humana a um candidato, algumas profissões devem prezar ao máximo pela competência técnica, deixando essas dinâmicas para segundo plano.

Para ver mais algumas dicas assista ao vídeo Como se sair bem em uma dinâmica de grupo? do Portal Zun, no Youtube:

Como se sair bem em uma dinâmica de grupo?

Leia mais sobre emprego

Nenhum voto, seja o primeiro

Gabriele
02/09/13


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook