Dicas para bons estudos

Tendo disciplina em relação a si mesmo e praticando alguns procedimentos simples, você aprenderá muito mais e se sairá melhor nas provas.

Menina estudando

Manter os estudos em dia não é tarefa para qualquer um. Se estudantes que têm a possibilidade de se dedicar somente aos estudos já encontram dificuldade, a situação de quem concilia a vida acadêmica com a profissional pode ser ainda mais complicada.

São inúmeras as tarefas, pesquisas, apresentações e avaliações. O calendário escolar é geralmente bastante agitado! Além disso, há sempre a identificação maior com um professor ou matéria, e as outras disciplinas, não tão fáceis ou atrativas, exigem tempo e habilidades da mesma forma. Por isso, são necessárias muita organização e dedicação para conquistar boas notas e, principalmente, de fato aprender o que está sendo proposto.

Prepare as aulas

É interessante, quando tiver um tempinho sobrando, dar uma olhada no próximo tema que será abordado em cada disciplina. Assim, você já vai para a aula mais preparado, e pode até mesmo fazer algumas pesquisas para, quando o professor explicar, já tirar todas as suas dúvidas de uma vez.

Busque os títulos principais dos capítulos em sites acadêmicos ou mesmo em livros, destaque as informações que acha importante e anote suas questões no caderno.

Material de estudo

Mantenha o material em ordem

Nada pior do que acompanhar a aula sem o material necessário para leitura, consulta ou prática de exercícios. É a mesma coisa que ir ao cinema e sentar-se em uma poltrona de onde não dá para enxergar toda a tela: você fica perdido e tentando “adivinhar” o que está se passando.

Por isso, sempre verifique os horários e cheque se possui tudo o que foi solicitado. Se possível, prepare sua bolsa ou mochila um dia antes, assim, se estiver atrasado, não se prejudicará por ter deixado alguma coisa em casa.

Revise o conteúdo e faça cronogramas

Está comprovado: estudantes que revisam o conteúdo do dia antes de dormir aumentam sua capacidade de assimilação e aprendizado. Não leva muito tempo, basta uma leitura rápida sobre os assuntos recentemente abordados e, acredite, você lembrará deles com muito mais facilidade depois.

Também é importante estudá-los mais a fundo em algum momento da semana, fazendo pequenas pausas. Você pode até mesmo unir as duas coisas: de acordo com sua grade curricular, determine um ou dois dias para cada matéria. Por exemplo, teve Matemática e Química na segunda? Aproveite que as explicações dos professores estarão “frescas” e fixe-as de uma vez.

Assim, quando chegar a época de provas, não haverá páginas e páginas acumuladas de conteúdo para relembrar ou até mesmo tentar entender em cima da hora, pois já estará tudo na sua cabeça. E isso é um alívio, acredite! Você estará muito mais confiante para fazer os testes e o temido "branco" não dará as caras.

28/03/14 por Luane Silvestre

   



Mais informações por email

Comentar