Dicas de exercícios de natação

Confira algumas dicas de exercícios de natação na piscina, e veja também como aplicá-los nas aulas para idosos, iniciantes e bebês.

Natação

Para quem já possui um nível significativo de natação, como o nível intermediário, deve ampliar ainda mais suas habilidades, praticando determinados movimentos que somente beneficiem o desempenho dentro da piscina, principalmente se o objetivo é a competição.

                       

Procure completar o percurso da piscina com o menor número de braçadas, melhorando a força delas; o nado de costas ou crawl, a cabeça deve permanecer fixa, somente o tronco deve ser movimentado, e ao respirar no nado crawl, a cabeça somente segue o movimento do corpo, não necessitando virar e tirar da água de modo independente.

Ao atingir a extremidade da piscina, certifique-se de que está suficientemente encolhido para o impulso, a virada é mais rápida, pois a água oferece menos resistência e o corpo poderá aplicar mais força para o impulso.

Dicas de Exercícios de Natação para o Bebê

As crianças necessitam de outros métodos de ensino, principalmente se são bebês que nem mesmo aprenderam a falar, sendo assim, a aplicação de determinadas técnicas se fazem necessárias. A criança necessita da ludicidade para aprender, e os peixinhos são bons argumentos no momento de ensinar a assoprar bolhas com objetivo de ensinar a respiração rotativa rudimentar, estimulando ainda o movimento da cabeça.

Bater com as mãos do bebê na água o ensina a prender a respiração enquanto se acostuma com o espirro d’água, boiar é uma etapa difícil, devendo ser inserida gradativamente, uma forma de introduzir este exercício, é deitar o bebê sobre a própria barriga e começar aos poucos a introduzi-lo na água.

Natação para bebês

Dicas de Exercícios de Natação para Iniciantes

O iniciante possui poucas técnicas, e elas devem ser praticadas para evitar lesões nas articulações mais movimentadas do corpo exigidas pela natação, como ombros, tornozelos e joelhos.

Treinar o bater das pernas junto com a respiração poderá auxiliar no aprendizado, devendo ser feito com o auxílio de uma prancha ou espaguete, praticar a cambalhota servirá para o momento da virada, na extremidade da piscina, podendo ser praticado na borda junto com o professor. Durante uma competição é comum que a água esteja agitada, podendo ainda confundir o nadador iniciante, neste caso, é interessante treinar o nado com a piscina cheia de pessoas, reservando somente uma raia para treino.

Natação para iniciantes

Dicas de Exercícios de Natação para Idosos

A terceira idade possui diversas limitações físicas que devem ser respeitadas durante as aulas de natação, permitindo que alguns exercícios passados facilitem sua execução e resultem em uma melhor condição física para a realização de outros movimentos.

Natação para idosos

O nado crawl é o mais praticado pois é mais fácil e compreendido pelo corpo, podendo ser praticado pelos idosos executando todo o movimento ou ainda fragmentando os movimentos. Praticar a fragmentação dos movimentos do nado borboleta permite um melhor preparo físico para os demais tipos de nado, treinar boiar o corpo se faz essencial para realizar o nado de costas, sendo assim, sempre que puder, repense em toda a técnica utilizada e coloque em prática, pois somente fragmentando os movimentos se torna possível realizá-los. Assim, já se pode começar a ter uma noção de como se movimentar na água.

Veja mais sobre natação

Nenhum voto, seja o primeiro

Gabriele
19/11/13


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook