Desenvolvimento fisico na infância

Descubra como é o desenvolvimento físico infantil e saiba mais sobre as características dessa fase importante na vida das crianças.

baby lux

Uma coisa é certa: os bebês e as crianças vão crescer, mas o desenvolvimento físico é mais do que apenas bater a medidas anteriores em um gráfico de altura. Todos os bebês crescem na mesma ordem, mas a taxas completamente diferentes, por exemplo, um bebê de sete meses de idade, pode estar engatinhando e brincando loucamente. Outro pode estar jogando em silêncio em seu “cercadinho”. Uma criança de cinco anos pode parecer que ainda está com quatro anos, enquanto outro pode parecer que está com sete anos de idade.

                       

As realizações de desenvolvimento são muitas vezes chamados de “marcos” e existem alguns marcos físicos como: Habilidades motoras, que envolvem a coordenação e controle de grandes músculos e habilidades, como andar e sentar; Habilidades motoras finas, que envolvem a coordenação e controle dos pequenos músculos e habilidades como segurar um chocalho, pegar as migalhas e rabiscar com um lápis; A visão, que é a capacidade de ver de perto e de longe, e interpretar o que é visto; A audição, que é a capacidade de ouvir e interpretar sons, ao passo que a fala é a capacidade de produzir sons que formam palavras; e O comportamento emocional e social e a compreensão são a capacidade da criança de aprender e interagir com outras pessoas, incluindo as habilidades para jogar e se comunicar com outras pessoas e crianças.

Desenvolvimento físico na primeira infância

bebe doirmindo

A primeira infância é não só um período de crescimento físico incrível, mas também um tempo de desenvolvimento mental notável, as habilidades cognitivas associadas à memória, raciocínio, resolução de problemas e pensamento continuam a surgir ao longo da infância. Quando se trata de desenvolvimento cognitivo infantil, seria impossível deixar de mencionar o trabalho do psicólogo Jean Piaget.

Depois de terminar seu doutorado aos 22 anos, Jean Piaget começou uma carreira que teria um impacto profundo sobre a psicologia e educação, através de seu trabalho com Alfred Binet, Piaget desenvolveu um interesse no desenvolvimento intelectual das crianças, com base em suas observações, ele concluiu que as crianças não são menos inteligentes do que os adultos, elas simplesmente pensam de forma diferente. Albert Einstein chamou a descoberta de Piaget “tão simples, que só um gênio poderia ter pensado nisso”. Piaget criou uma teoria do desenvolvimento cognitivo que descreve as etapas básicas que as crianças passam para se tornarem mentalmente maduras, ele acreditava que as crianças são como “pequenos cientistas”, ativamente tentando dar sentido ao mundo ao invés de simplesmente absorvendo informação passivamente.

Desenvolvimento físico na segunda infância

Se você pensa que o desenvolvimento do seu filho é maior nos primeiros dois anos, vai descobrir que os anos pré-escolares estão cheios de perguntas e atividades que não param. Uma vez que as crianças aprendem a falar, elas só precisam de um parceiro e o mundo torna-se delas para pedir e dizer tudo o que querem, é também quando os ouvidos das crianças estão abertos às conversas adultas e elas cuidam e muito tudo o que os adultos pensam. Os pais devem procurar responder da melhor forma possível questões como por que o céu é azul, porque as folhas caem das árvores, porque as pessoas são diferentes, como os pássaros voam e porque um irmão bebê não pode se juntar à família no momento, os pais devem tentar responder às perguntas honestamente, mas encorajando seus filhos a aprender. A falta de interesse em aprender muitas vezes resulta em não ter perguntas ou, ainda, ficar sempre dizendo “eu não sei” ou com a indiferença dos pais perante a curiosidade de seus filhos.

Desenvolvimento físico na terceira infância

garoto fazendo bico

Entre as idades de cerca de 7 e 11 anos, as crianças estão no período do desenvolvimento cognitivo que Jean Piaget deu o nome de “estágio operacional concreto”. Durante este período de desenvolvimento intelectual, as crianças tornam-se cada vez mais qualificadas na compreensão das informações lógicas e concretas. No entanto, elas ainda lutam para entender conceitos hipotéticos ou abstratos, nesta idade, as crianças são capazes de concentrar-se sobre vários aspectos de um problema ou situação e tornam-se menos egocêntricas, significando que elas são capazes de pensar e entender as coisas de diferentes pontos de vista. Contudo, elas tendem a ser mais focadas no “aqui e agora” e menos sobre as consequências futuras.

Quer saber mais sobre desenvolvimento infantil? Veja o vídeo sobre desenvolvimento infantil e educação:

Desenvolvimento Infantil, Educação e Avaliação: retrato da Pesquisa no Brasil

Leia mais sobre desenvolvimento infantil

Nenhum voto, seja o primeiro

Gabriele
17/10/13


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook