CPF para estrangeiros no Brasil

É estrangeiro, mas ainda não tem CPF aqui no Brasil? Então saiba como obter este documento sem grandes burocracias e dores de cabeça.

Pessoa segurando CPF

Diferentes documentos tornaram-se essenciais para que diferentes processos possam ser concretizados, principalmente em questão de benefícios, retirada de outros documentos e até mesmo aquisição de bens maiores que necessitam de diferentes dados do solicitante, ou seja, do consumidor. O CPF, Cadastro de Pessoa Física, é um dos documentos mais comuns, sendo constantemente solicitado em diferentes transações, sendo que, para os estrangeiros, é possível que os mesmos também solicitem a realização desta identidade, podendo conferir os passos que devem ser seguidos logo abaixo.

                       

Estrangeiro tem que ter CPF no Brasil?

O estrangeiro poderá retirar o CPF no Brasil, sendo que os moradores, ainda que vindos do exterior, poderão obter o Cadastro de Pessoa Física no país para a realização de diferentes transações e consumo de itens variados. Uma das questões frequentes é se os estrangeiros devem, obrigatoriamente, retirar o CPF, sendo que, em alguns casos, o documento torna-se essencial para os indivíduos vindos do exterior para que estes possam completar a aquisição de bens.

RNE

O CPF torna-se necessário para os estrangeiros que vieram ao Brasil com o intuito, ou até mesmo estipularam tal objetivo, de abrir uma empresa em qualquer ramo, devendo possuir a documentação necessária para iniciar o processo, assim como também é necessário que o estrangeiro possua seu CPF ao comprar um imóvel ou bens de grande valor, realizando o registro destes itens em seu nome por meio do Cadastro de Pessoa Física.

Documentos para estrangeiro tirar CPF no Brasil

Para que o estrangeiro possa tirar o CPF no Brasil, o mesmo precisará possuir alguns documentos em mãos para a apresentação no momento da solicitação do Cadastro de Pessoa Física. O documento que é essencial para que o estrangeiro possa realizar o CPF no Brasil é o RNE (Registro Nacional de Estrangeiro) ou outro documento que possa confirmar a validade de sua identificação no país de origem, além de que a CIE, Cédula de Identidade de Estrangeiro, também pode ser aceita pelo órgão responsável por emitir o CPF.

Consulta da situação do CPF pela internet

Em substituição aos documentos acima, é possível, também, apresentar o passaporte ou protocolo de RNE, caso o estrangeiro ainda não o possua, identificando estar em processo de realização. Fora os documentos citados acima, é essencial que o estrangeiro também apresente, no momento da solicitação de seu CPF, os documentos de identificação com validade em seu país de residência com tradução juramentada, sem a necessidade de indicar filiação.

Como tirar CPF para estrangeiros no Brasil

Para tirar o CPF, o estrangeiro interessado deverá comparecer pessoalmente ao órgão responsável, assim como agências do Banco do Brasil, internet e diretamente na Receita Federal, além de ser possível que o representante legal do indivíduo compareça ao local para a solicitação. Ainda que o indivíduo compareça nos órgãos citados acima como válidos para o cadastramento de CPF, o estrangeiro que está situado no Brasil somente poderá concluir a retirada de sua solicitação ao apresentar-se em alguma das unidades da Receita Federal.

A convocação para o comparecimento será enviada por correspondência, sendo que o estrangeiro deverá portar os documentos indicados e o protocolo de atendimento para finalizar o processo e obter seu CPF.

Confira também como solicitar um novo documento em casos de dano ou extravio, no vídeo Receita Federal CPF 2ª via, do canal do Portal Zun.

RECEITA FEDERAL CPF 2° VIA

Leia mais sobre documentos

Nenhum voto, seja o primeiro



Gabriele
20/12/13


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook