Como organizar a sua estante de livros

Todo bom leitor tenta montar seu próprio acervo. Se é seu caso, saiba como organizar sua estante e tenha ainda mais orgulho dela.

Mulher com livro da estante 2

Quem gosta de livros sempre se sente em casa ao visitar uma livraria, e é difícil resistir para não levar algum título. Sem contar as promoções na internet, que deixam justamente aqueles que queremos ler por preços baixos e testam nosso autocontrole. Por isso, não são apenas os editores de blogs e canais literários que possuem uma bela pilha de livros e sonham com uma estante cheia e organizada.

Sim, organizada! Porque é importante manter nosso acervo pessoal em ordem, facilitando uma possível busca, não? O que pode ser mais prazeroso do que, em uma tarde tranquila, ir diretamente ao título que está com vontade de ler e deliciar-se entre as páginas? Conheça algumas formas de organizar a sua coleção de livros e nunca mais perca seu precioso tempo de leitura.

Mais sobre como organizar a sua estante de livros

Por sobrenome do autor

Esta é a forma mais comum de categorizar títulos, adotada na maioria das bibliotecas. Separá-los assim é uma forma de demonstrar quem são seus autores preferidos, “valorizando” o modo de escrever e as ideias de cada um deles. Além disso, você não corre o risco de ter seus livros de sagas como Harry Potter, Guerra dos Tronos e Jogos Vorazes separados.

Por gênero

Separar seus livros por gêneros é bastante interessante porque dá à estante um recurso extra, criando áreas de interesse/conhecimento e permitindo que você leia exatamente o tipo de literatura que deseja no momento. Além disso, coleções também não ficam dispersas.

Estante de livros organizada por cor

Por título

Outra maneira bastante comum e que facilita pesquisas na estante é a organização por nome do livro. Intuitiva, é perfeita para quem não se prende muito a autores e séries em especial.

Por cor

Se você não se importa em ter um trabalhinho extra para deixar a estante bonita e fazê-la se destacar ainda mais na decoração, que tal separar seus títulos por cor? Os “arco-íris de livros” sem dúvida enchem os olhos de qualquer um (até mesmo dos não leitores). Porém, também pode não ser a opção ideal para quem quer manter coleções juntas.

Por tamanho

Organizar os livros por tamanho é talvez a melhor forma de aproveitar ao máximo o espaço da estante. Comece pelos maiores e deixe os pequenos para os espaços que sobrarem. Se houver espaço acima, entre a pilha e o topo do móvel, dá até mesmo para colocar os mais finos soltos, que sempre acabam sobrando.

Também é possível separar os livros lidos dos não lidos, por ordem de preferência, por país de publicação ou até mesmo misturar as técnicas (categorizando por gênero, depois sobrenome do autor e então título, por exemplo). O importante é que a estante seja prática para seu dia a dia e, principalmente, atrativa. Se possível, coloque-a em uma parede sem umidade e com pouca incidência de sol, para melhor conservação. Abuse da sua criatividade e boa leitura!

26/03/14 por Luane Silvestre

   



Mais informações por email

Comentar