Como montar cozinhas planejadas

Confira algumas dicas úteis e práticas sobre como montar cozinhas planejadas grandes e pequenas, aproveitando melhor o espaço.

Cozinha planejada com detalhes vermelhos

Ao optar por uma cozinha planejada, para organizar e decorar o ambiente da cozinha, você deve compreender principalmente que o planejamento é o primeiro elemento que torna possível, ou seja, somente com a pré-visualização de como a cozinha irá ficar, quais serão os pontos da cozinha que receberão os materiais e preparações além é claro de tudo medido com muito cuidado. Deve ainda ser considerada a iluminação do local prezando a iluminação natural e ainda a iluminação artificial de modo que permita o cômodo a ser bem iluminado. A circulação também é elemento importante, já que é necessário se locomover rápido dentro da cozinha, além disso, pode ocorrer de haver muitas pessoas em determinados horários.

                       

Dicas de como montar cozinhas planejadas

Cozinha planejada com detalhes azuis

Primeiramente, saiba exatamente o que deseja na cozinha, desde as prateleiras, armários e balcões, assim como a disposição da pia, do fogão e da geladeira, ou seja, calcule mentalmente a simetria que deseja observar e vivenciar em sua cozinha, onde seria mais fácil acessar os alimentos da dispensa, utensílios e etc. Pesquise diferentes resultados em revistas e internet, pois quando chegar o momento de ver as soluções de cozinhas planejadas das lojas ou dos profissionais que atuam neste ramo saberá as cores das quais se está tratando, dos elementos dos quais se estão cogitando assim como a disposição dos itens. Defina o tamanho de gavetas, armários e principalmente a distância que os mesmos terão entre si, já que irão interagir com fogão e geladeira, devendo estes utensílios ser medidos também, evitando que algo não se encaixe.

Como montar cozinhas planejadas pequenas

Cozinha planejada pequena

As cozinhas planejadas pequenas são mais charmosas quando o planejamento da mesma se faz de modo organizado, mesmo quando é dividida com a sala, a cozinha pequena permite que um balcão sirva tanto de mesa quanto de balcão de apoio para cozinhar. Como o Brasil possui quase um padrão de cozinha pequena, é possível que encontre muitas soluções de cozinhas planejadas, podendo ainda inovar na disposição dos armários e gavetões, como por exemplo, explorar espaços que normalmente não seriam aproveitados em um planejamento de cozinha feito de forma convencional. O uso do balcão com fogão de amplitude extensa com utensílios pendurados logo acima desta ilha gourmet reduz a quantidade de gavetas e armários, permitindo um melhor aproveitamento do espaço.

Com montar cozinhas planejadas grandes

Cozinha planejada grande

As cozinhas grandes permitem que as ideias tenham maior amplitude, podendo optar por diversas modalidades no planejamento, sendo possível ter até duas cozinhas em uma só, como por exemplo uma cozinha de uso gourmet para eventos e reuniões e outra somente para o uso diário, mas as duas se complementam em somente uma. O formato da bancada também pode ganhar novas ideias, como formato em U ou buscar um novo formato em T que permita uma interação com determinados cômodos próximos e ainda com os utensílios que são usados normalmente.

As cozinhas grandes podem necessitar da criatividade de um arquiteto junto às preferências do cliente, criando assim um novo projeto personalizado que tenha um bom aproveitamento durante o cotidiano, organizando todos os itens de cozinha de forma eficaz.

No vídeo do canal do Portal ZUN no YouTube, você confere mais dicas de como montar uma cozinha americana planejada.

COZINHA AMERICANA PLANEJADA

Veja mais dicas para cozinhas planejadas

Nenhum voto, seja o primeiro



Gabriele
10/10/13


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook