Como escolher as plantas certas para o jardim

Saiba como escolher as plantas para decorar seu jardim e veja dicas interessantes de como montar o seu jardim vertical e entre outros.


jardim moderno

Escolher as plantas certas para o seu jardim é fundamental para que o mesmo cresça e fique bonito, com um verde fantástico e suas flores coloridas, porém, devem ser levado em considerações diversos detalhes que vão desde o seu espaço, a quantidade de vento e sol que as plantas irão pegar e como que elas receberão água – somente de você ou pegarão água da chuva. Tenha em mente que todas as espécies escolhidas, independente do tipo de seu jardim, irão necessitar de cuidados como poda, água e, se possível, colocá-las ao vento e ao sol para que cresçam ainda mais.

         

Como escolher as plantas certas para jardim vertical

jardim vertical

Nem todas as plantas ornamentais são ideais para um jardim vertical pelo simples fato de que não é possível ter uma planta com raízes grandes ou agressivas, assim como a incidência de luz solar e ventos é menor. Um jardim vertical bonito é aquele em que não aparece a estrutura que o sustenta e, portanto, a escolha deve ser por plantas pendentes ou semipendentes, procurando por espécies em que os ramos e folhas saiam da base para esconder a estrutura. Por fim, tenha em mente a disponibilidade de água no local para não escolher uma planta que necessite de bastante em um local onde a incidência seja pequena, como, por exemplo, plantar uma samambaia onde, no máximo, sobreviveria um cacto.

Caso seu jardim vertical seja em um local com sol pleno algumas opções são a barba-de-serpente, flor-canhota, aspargo, liríope, lambari-roxo, russélia, entre outras. Agora se o local é semi sombreado boas opções são a samambaia, antúrio, flor-batom, vriésia, flor-de-maio e o rabo-de-burro.

Como escolher as plantas certas para jardim de inverno

jardim de inverno

Talvez você já saiba, mas nem todas as espécies de plantas podem ser plantadas em um jardim de inverno, pelo fato de que muitas vezes é um local apertado e com pouca incidência solar. Nestes casos opte sempre por plantas que precisem de pouca luz solar ou, até mesmo, aquelas que se saem bem com luz artificial. Neste caso, segundo os paisagistas a escolha da planta ideal está relacionada principalmente pelo local onde você for fazer o seu jardim de inverno (existe alguma ventilação e luminosidade?). Além disso, a regra das raízes grandes ou agressivas do tópico anterior também vale aqui, pois a instalação geralmente ocorre em vasos. Algumas boas sugestões são a palmeira areca trianda, a zamioculcas, as espécies de dracenas, entre outras.

Como escolher as plantas certas para jardim com sol

jardim

Caso o seu jardim tenha uma boa quantidade de sol e, portanto, seja em um local aberto praticamente todas as espécies de plantas podem ser escolhidas. O que você deve levar em consideração neste caso é se o seu espaço de jardim comporta plantas grandes ou não. Caso comporte você está liberado para escolher as espécies que pretende, porém se o seu espaço é limitado procure espécies pequenas, que tenham uma raiz curta e que não cresçam tanto. Porém, se o seu jardim com sol vai ser feito, por exemplo, em uma sacada leve em consideração as dicas dadas nos dois tópicos anteriores.

Quer saber mais sobre plantas? Veja o vídeo sobre flores que gostam de muito sol no canal do Portal ZUN no Youtube:

FLORES QUE GOSTAM DE MUITO SOL

Leia mais sobre plantas e jardins

0 voto



Gabriele
15/10/13



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página