Benefícios da tapioca

Uma opção amiga da dieta, que além de substituir o pão branco, não contem glúten e é super fácil para fazer. Conheça a tapioca.

Alguns alimentos são famosos pelos inúmeros benefícios que oferecem ao organismo e ainda para emagrecer. Uma comida típica da região norte e nordeste está dentro do cardápio de muitas pessoas, seja para emagrecer, manter uma alimentação saudável ou apenas se deliciar com essa iguaria.

Tapioca

A tapioca tem grandes vantagens, pois além de não conter glúten, é melhor que pão e é um alimento ótimo para dar saciedade. E ainda, a tapioca é simples de fazer e pode ser consumida com muitos recheios.

Benefícios da tapioca na dieta

A tapioca não possui o glúten, devido à falta de uma proteína chamada gliadina, assim ela não causa o aumento da gordura abdominal e nem a inflamação do organismo. Dessa forma, a tapioca é um alimento que até mesmo os diabéticos podem consumir.

Tapioca 2

A goma também conta com a presença de ferro, carboidratos, vitamina B9 e C além de magnésio, manganês e cobre. E as vantagens são inúmeras como: a proteção contra doenças cardíacas, alivia a hipertensão, alivia ainda a TPM entre muitas outras.

Mas é preciso estar atento, pois estamos falando apenas da goma sem o recheio. E o prato também possui algumas calorias, sendo indicado para ser consumido uma porção por dia em alguma refeição.

Como fazer tapioca

Fazer a tapioca pode ser muito simples, pois muitos mercados já vendem a goma pronta para o consumo, basta apenas colocar a “massa” em uma frigideira aquecida e esperar até que ela fique parecida com panqueca. Se você preferir, pode fazer a sua goma com polvilho doce e água, misturando os ingredientes e peneirando para afinar. Coco ralado também pode ser um diferencial. Em nenhum dos casos é preciso untar a frigideira.

Tapioca na frigideira

Para o recheio pode usar a criatividade, desde os mais calóricos como o leite condensado até mesmo os mais light como a ricota, tomate, queijo cottage, queijo branco, carnes magras como frango e peru, frutas como banana, ovo, chia, semente de linhaça, mel, palmito entre outras combinações de recheios.

A massa também pode se tornar mais nutritiva se adicionado à receita uma colher de sobremesa de semente de chia, ou amaranto, ou de linhaça triturada ou ainda de ervas frescas com orégano e salsa. Aproveite os benefícios da tapioca e adicione essa delicia em seu cardápio.

Nesse vídeo do YouTube você confere dicas de uma nutricionista para incrementar a sua tapioca:

Saiba mais sobre alimentação:

18/02/15 por Ananda

   



Mais informações por email

Comentários

  1. Muito bom!

    talita

    05/03/15

Comentar