As cidades brasileiras planejadas

Conheça algumas cidades brasileiras que tiveram suas instalações planejadas arquitetonicamente antes ou no início da formação.

Brasília DF

Ainda que algumas cidades tenham sido acidentais, algumas outras surgiram por meio de um planejamento, ou seja, seu surgimento foi esperado e colocado no papel antes de ocorrer a construção em si, permitindo que esta se tornasse um marco para a história dos brasileiros, exibindo locais maravilhosos para turistas e para os próprios moradores.

                       

Cidades brasileiras planejadas: Salvador

Salvador foi a primeira cidade a ser planejada, ela foi fundada em 1549 e, anteriormente à sua construção, houveram diferentes discussões feitas para que se pudesse decidir sobre a estrutura do local. A base utilizada para a construção de Salvador foi feita por Luís Dias, um arquiteto muito conhecido e que conseguiu marcar história exatamente por causa de seu perfeito trabalho realizado, permitindo que o traçado geométrico fosse aplicado da mesma maneira que apresentava no papel.

Salvador Bahia

Luís Dias foi escolhido para planejar Salvador de acordo com seu renome, assim sendo o escolhido pela Coroa portuguesa para efetivar o trabalho, porém, nos dias de hoje, não é possível visualizar esta arte no papel, pois todas as cópias foram descartadas, devendo comparecer pessoalmente ao local para observar a estética incrível que foi inclusa, mesmo que a sua planta urbana seja considerada simples de acordo com pesquisas observando a estrutura do local atualmente, descartando várias modificações que puderam ser feitas desde aquela época até os dias atuais. Hoje em dia é possível constatar que o centro de Salvador, construído por Tomé de Souza, apresenta formas geométricas, formando um grande tabuleiro.

Cidades brasileiras planejadas: Teresina

Teresina Piauí

Teresina também é uma das cidades que foi muito pensada e planejada para sua efetiva construção, foi fundada somente em 1852, vários anos depois, por José Antônio Saraiva, juntamente com João Isidoro França. Ambos, na hora de estruturar a cidade, procuraram deixar algumas áreas separadas para que pudessem representar o segmento político da região, em contrapartida com o econômico, desunindo estas duas vertentes para que cada uma delas tivesse sua própria importância.

Cidades brasileiras planejadas: Aracaju

Somente alguns anos depois do planejamento e fundação de Teresina, ocorreram o mesmo com Aracaju, sendo que esta cidade foi apresentada à população em 1855, no estado de Sergipe. Anteriormente Sergipe possuía uma capital chamada de São Cristóvão e desde a fundação de Aracaju, a mesma mudou-se para esta cidade, fazendo com que fosse especialmente planejada, estruturada e efetivada para atingir este intuito. O arquiteto que efetuou o trabalho foi Sebastião José Basílio Pirro, sendo que o projeto, assim como uma pequena parte de Salvador, também foi estruturado na forma de um tabuleiro de xadrez, com formas geométricas em destaque.

Aracaju Sergipe

Para a execução desta cidade planejada, alguns processos foram dificultados por conta do solo, porém a localização da cidade proporcionou vários moradores em pouco tempo, além de atenção daqueles que acompanharam notícias sobre a inclusão de uma nova cidade no Brasil.

Com a descoberta do Brasil, várias cidades já estavam prontas para moradia de acordo com os habitantes que já viviam no país, fazendo com que os colonizadores não obtivessem muito trabalho para erguer os locais, somente modificando-os de acordo com o tempo e necessidade apresentada pela população, oferecendo mais segurança, comodidade e conforto para indivíduos e famílias.

A capital do Brasil, Brasília, também foi uma cidade planejada. Saiba mais sobre a projeção de Oscar Niemeyer no vídeo a seguir.

Brasília DF - Cidade planejada

Leia mais sobre cidades brasileiras planejadas

Nenhum voto, seja o primeiro

Gabriele
14/10/13


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook