A influência da cultura norte americana

A cultura norte americana exerce grande influência em todo o mundo. Conheça alguns dos elementos incorporados em nosso dia a dia.

Bandeira dos EUA

Assim como os homens, cultura alguma é uma ilha, ao contrário, toda cultura se constrói invariavelmente através da barganha social, ou seja, através do contato entre pessoas, o que também inclui pessoas ou elementos de culturas diferentes.

                       

A globalização e o avanço da tecnologia permitiram que o contato com culturas diferentes fosse bem mais direto e rápido, fazendo com que grandes porções de culturas internacionais fossem inseridas no corpo de outras culturas. E, dentre as muitas culturas que passaram a exercer grande influência no corpo cultural como um todo, a cultura americana está entre as mais fortes. Saiba mais sobre isso.

A influência da cultura norte americana no Brasil

Fast food

A cultura, por definição, é algo eternamente incompleto, no sentido de que está sempre sendo construída. E como já dito, parte desta construção se deve ao contato de uma cultura com outras. Em todos os tempos e lugares, esse fenômeno foi observado. No passado, a cultura francesa, por exemplo, tinha um peso enorme sobre a brasileira, basta pensar em uma foto antiga do Rio de Janeiro, na qual aparecem dezenas de homens e mulheres naquele calor tropical de rachar usando roupas pesadas, roupas que eram a última moda em Paris.

Mas, se no passado a França comandava o pensamento cultura brasileiro, na atualidade o Estados Unidos é o país que exerce o maior peso cultural em nosso país. Para tornar isso mais evidente, basta pensar na febre de stand up que vem acometendo o país ao longo da última década ou em muitos de nossos hábitos, que vão desde o linguajar até elementos da cultura pop. Enquanto o inglês ganha cada vez mais espaço nos dicionários de Língua Portuguesa, por exemplo, elementos como o humor brasileiro são influenciados pelos comediantes americanos. Além disso, a cultura americana vem exercendo peso na alimentação, no vestuário e mesmo nos “divertimentos” dos jovens por aqui.

A influência da cultura norte americana no mundo

Hollywood

A influência da cultura norte americana no mundo já é antiga e começou bem antes da explosão do cinema e da música americana, que hoje são os principais veículos de transmissão cultural do país. A influência americana começou com sua política, tanto a da guerra, como a econômica. Em muitos casos, como na Coreia, a política internacional americana impôs seu estilo de vida ao país. Em outros, a preocupação em depender da maior economia do planeta (basta lembrar que uma crise que começou na terra do Tio Sam se espalhou pelo mundo inteiro) é a responsável por tornar a cultura americana tão importante (tão importante ao ponto de se ensinar inglês na maioria das escolas do mundo).

Em segundo plano, o cinema e a música ainda continuam exercendo sua influência em todo o mundo. Isso faz com que boa parte da música composta no planeta siga os padrões americanos de música pop. Da mesma forma, hábitos como conceitos de afinidade e relacionamentos, o modo de vestir de determinado grupo social e o estilo de vida “adequado” acabam copiando de filmes seus parâmetros.

No vídeo a seguir, um norte americano fala, em português, sobre a cultura de seu país.

Leia mais sobre cultura

2 votos



Andre Moreira
16/01/14


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook