A história do Basquete no Brasil

Se você simplesmente gosta ou é apaixonado por Basquete, não deixe de saber mais sobre a história do esporte no Brasil e no mundo

O basquete foi originalmente trazido para o Brasil no ano de 1896, através do convite da Associação Atlética Mackenzie para o norte americano Augusto Shaw. Apresentado primeiramente na cidade de São Paulo, o esporte sofreu diversas modificações e aperfeiçoamentos até a prática esportiva que conhecemos hoje.

Pessoa fazendo cesta

                       

A origem do Basquete no Brasil

O esporte foi criado em 1891 pelo professor de Educação Física James Naismith, no estado de Massachussets, nos Estados Unidos. Tudo foi iniciado ao ar livre e depois aprimorado. O Basquete consiste-se em distribuir dois cestos na altura de 3 metros e 5 centímetros, para que os jogadores possam, driblando a bola no chão, caminhar em direção ao cesto, acertá-lo e fazer pontos.

Antes de agregar a nossa cultura com a novidade do Basquete, Augusto Shaw, um norte-americano nascido na cidade de Clayville, região de Nova York, completou seus estudos na Universidade de Yale graduando-se como bacharel em artes, e lá teve o seu primeiro contato com a arte do basquete. Após estes acontecimentos e devido à sua excelente participação intelectual, recebeu um convite para trabalhar lecionando em um tradicional colégio, o “Mackenzie College”, situado em São Paulo.

Jogo de Basquete do Brasil nas Olimpíadas

Augusto Shaw trouxe consigo poucas coisas, mas o suficiente para mudar as nossas vidas, como sua bola de basquete usada e livros sobre a história da arte. A curiosidade tomou conta de todos os estudantes, mas houve uma certa demora para que ele conseguisse aprimorar técnicas e até mesmo introduzir o Basquete no país do Futebol. Passados alguns anos, o esporte se integrou totalmente à cultura brasileira.

Segundo relatos, em 1912, no Rio de Janeiro, aconteceram os primeiros jogos de Basquete. Em geral os jogos ocorriam na Rua da Quitanda nº 47 com a participação do “América Football Club”, uma associação carioca que tinha como principal objetivo introduzir o esporte em nosso país. A atitude sempre foi benéfica para todos e contava com o apoio de por Henry J. Sims, diretor da Associação Cristã de Moços.

A história do basquete brasileiro nas Olimpíadas

Time brasileiro de Basquete

O primeiro torneio de basquete da América do Sul ocorreu no ano de 1915, contando com seis equipes participando da competição. Como muitas pessoas gostaram, o sucesso foi incrível. A Liga Metropolitana de Sports Atléticos era a responsável na época pela elaboração destes tipos de evento e a partir da aceitação nacional resolveu adotar o basquete em 1916. Em 1919 o primeiro clube a oficializar a vitória pela Liga foi o Flamengo, posteriormente em 1922 o Brasil já convocava atletas para a primeira seleção brasileira de Basquete.

Em 1930, no Urugai, foi realizado o primeiro Campeonato Sul-Americano de Basquete com a participação de times brasileiros. Neste mesmo ano o Brasil comemorava 100 anos nos Jogos Latino-Americanos. A Federação Brasileira de Basketball só foi criada anos depois, em 1933. Mais tarde, em 1941, foi aprovada a criação da Confederação Brasileira de Basketball.

O vídeo a seguir conta mais detalhes sobre a história do Basquete no Brasil e no mundo.

Basquete: Regras e História (Fundamentos)

Leia mais sobre Basquete

Nenhum voto, seja o primeiro

Gabriele
12/09/13



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook